Sul de Minas

Motorista morre após cair com caminhão carregado de explosivos em rio de Itajubá

Veículo estava com cerca de 5.500 kg de dinamite do tipo TNT; não há risco de explosão

Por Gabriel Moraes
Publicado em 28 de julho de 2020 | 17:58
 
 
 
normal

Um homem de 45 anos morreu na manhã desta terça-feira (28) em Itajubá, no Sul de Minas, após o caminhão que ele dirigia, carregado de explosivos, quebrar a mureta de uma ponte e cair dentro do rio Sapucaí.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu por volta das 8h30 na ponte Santo Antônio, que fica no entroncamento da BR-459 com a MG-350. Informações levantadas pela corporação dão conta de que havia um comboio de dois veículos de carga, com o mesmo produto, sendo escoltado por um carro de uma empresa com sede em Lorena, São Paulo.

Dentro do caminhão acidentado, conforme a nota fiscal, havia aproximadamente 5.500 kg de dinamite do tipo TNT, que ficou submersa, como o motorista. Assim que o caminhão caiu no rio, a cabine se separou do baú.

O Exército Brasileiro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a perícia da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) foram acionados. Segundo o tenente Marco Antônio, comandante do Pelotão do Corpo de Bombeiros de Itajubá, não há risco de explosão. "Segundo o responsável pela transportadora, os explosivos não são transportados junto com cargas iniciadoras, conhecidas como espoletas. Nesse contexto, não há risco de explosão", afirmou.

Uma equipe do Pelotão de Atendimento a Emergências com Produtos Químicos, Biológicos, Radiológicos e Nucleares (PQBRN) realiza trabalhos no local. São militares do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (BEMAD).

Até o final da tarde desta terça-feira, mergulhadores avaliavam a melhor forma de remover o corpo da vítima, que se encontra preso às ferragens da cabine, sendo necessário o uso de aparelho desencarcerador. No início da noite, ele pôde ser retirado. As causas do acidente ainda são desconhecidas.

Trânsito

Os dois sentidos da MG-350 foram interditados. Já na BR-459, o trânsito flui normalmente.

Conforme nota da prefeitura de Delfim Moreira, cidade que também é acessada pela ponte Santo Antônio, o local vai ficar interditado por tempo indeterminado. Autoridades ainda estudarão a estrutura, já que ela foi abalada. "Os motoristas que estiverem fazendo o trajeto do Vale do Paraíba-SP para Itajubá deverão acessar a rodovia pela cidade de Wenceslau Braz, com ponto de acesso no trevo da Barreira. Já os motoristas que precisarem fazer o trajeto de Itajubá a Delfim Moreira devem utilizar as alternativas via bairro Santa Rosa ou ir por Wenceslau Braz e pegar a entrada da Peixe, sentido bairro Barreira", informou.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!