Temporal

Muriaé tem chuva de 119,4 mm em 18 horas, e moradores precisam deixar suas casas

Rio Muriaé transbordou na manhã de sexta-feira (28), e a expectativa é que volume do rio continue subindo nas próximas horas

Por Lara Alves
Publicado em 28 de fevereiro de 2020 | 11:13
 
 
 
normal

Moradores de, pelo menos, cinco bairros de Muriaé, na Zona da Mata, precisaram deixar suas casas às pressas entre a noite dessa quinta-feira (27) e a madrugada desta sexta-feira (28) após uma grande elevação no nível do rio Muriaé, em função de um forte temporal que atinge a região nas últimas horas.

Ainda não se sabe quantas pessoas precisaram sair de seus imóveis, uma vez que essas preferiram se proteger em casas de familiares ou amigos. Nenhum morador da cidade requereu habitação à Secretaria de Desenvolvimento Social. Apesar dos desalojados, não há nenhum morador da cidade desaparecido, de acordo com o Corpo de Bombeiros. 

No curto período de 18 horas – entre 17h de quinta-feira e 5h de sexta-feira –, choveu 119,4 milímetros na cidade de Muriaé. O volume é considerado altíssimo e, além de ser responsável por um deslizamento de talude na BR-356, a chuva também causou a elevação significativa na nascente do rio Muriaé, no município de Miraí.

De acordo com a assessoria da Prefeitura de Muriaé, a expectativa é que o volume do rio continue subindo nas próximas horas. Isto, pois, a água da chuva que atingiu a nascente leva entre sete e dez horas para chegar à porção do rio que passa pela cidade de Muriaé.

"Hoje pela manhã o volume já havia reduzido na nascente, cerca de 27 centímetros. No entanto, essa redução só vai ser sentida logo mais à noite, quando chegar à cidade. Nas próximas horas, a tendência é que o volume ainda continue subindo em Muriaé", explica a assessoria do município. Os bairros mais atingidos, segundo o órgão, são sempre os mesmos: São José, Napoleão, Dornelas, José Cirilo e Barra.

Ainda chove na cidade de Muriaé na manhã desta sexta-feira, e as precipitações não parecem oferecer trégua ao município. Há previsão de chuva forte para todo o fim de semana na região da Zona da Mata. Diante dessa circunstância, a Defesa Civil do município orienta os moradores a ficarem atentos ao nível da água do rio e, por precaução, pede que eles mantenham documentos e remédios em locais de fácil acesso caso seja necessária uma rápida evacuação. 

Estrada interditada

Após horas de trabalho, a Prefeitura de Muriaé conseguiu liberar as pistas da BR-356, onde um talude escorregou e atravessou a estrada. O trecho permaneceu interditado durante a madrugada desta sexta-feira (28) mas, pela manhã, motoristas já conseguiam passar por lá. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!