Foi sancionada em Nova Lima a lei, de autoria da vereadora Juliana Sales, que proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos com estampidos e de artifícios e quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro. Ação visa proteger pessoas com hipersensibilidade auditiva, idosos e animais.
A proposta foi apresentada pela vereadora em abril de 2021 e foi discutida amplamente pela Casa Legislativa juntamente com setores afetados pelo texto da lei.
Após diversas reuniões com empresários da cidade com a participação do Conselho Consultivo da Causa Animal do mandato da vereadora, membros da sociedade civil que lutam pela causa animal e pelas pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), foi incluída uma emenda modificativa para aprimorar o projeto de lei.
Agora sancionada, a lei entra em vigor em 02 de janeiro de 2023 com a regulamentação sob responsabilidade do Executivo.
Segundo Juliana Sales, essa lei é um compromisso de inclusão social e avanço na história de Nova Lima. “A beleza do espetáculo irá continuar, com certeza, mas com muito mais respeito e alegria. Para muitos de nós, os estouros provocados pelos fogos podem ser toleráveis, mas para pessoas com hipersensibilidade auditiva e com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além dos idosos e os animais, os estrondos são sinônimo de dor e, em casos mais graves, podem levar a óbito. É um projeto de vida e de esperança por uma Nova Lima mais humana e inclusiva”, afirma a vereadora.