Um ônibus que estava com os documentos vencidos foi apreendido após se envolver em uma acidente na manhã desta sexta-feira (5), na Avenida Cristiano Machado, altura do bairro Palmares, na região Nordeste de Belo Horizonte. De acordo com a Polícia Militar, o veículo, que faz a linha 62 (Venda Nova/Savassi) , atropelou um idoso de 62 anos. A vítima teve ferimentos leves e foi encaminhada pelo Samu a UPA Norte.
O coletivo não tinha o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) de 2022. Em contato com o Centro Integrado de Operações da Polícia Militar (Copom), os militares verificaram que o último documento em situação regular era referente ao ano de 2020. Diante da irregularidade, a BHTrans foi acionada para a remoção do veículo ao pátio.
De acordo com a BHTrans, o ônibus tinha autorização de tráfego, mas o documento do veículo, o CRLV, não estava em dia. A empresa de transporte e trânsito de Belo Horizonte informou que não faz a fiscalização destes documentos e que a regularidade deles é de responsabilidade das empresas. Com a apreensão do veículo, os passageiros foram encaminhados para outro coletivo da linha. Questionado, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra BH) ainda não respondeu aos questionamentos da reportagem.
Aos militares, a vítima relatou que estava atravessando a via quando foi atingida pelo ônibus. O idoso estava a caminho do trabalho quando se envolveu no acidente. O motorista, de 37 anos, contou que tentou desviar do pedestre, mas não conseguiu. O condutor disse ainda que o idoso estava fora da faixa de pedestres.
O trânsito chegou a registrar congestionamento na região. Após a apreensão do veículo e o atendimento a vítima, o fluxo de veículos foi liberado.