Uma operação de combate ao tráfico internacional de drogas está sendo realizada pela Polícia Federal em Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Mato Grosso, desde a manhã desta quinta-feira (14).
Segundo informações divulgadas pela polícia, batizada de “Operação Planária”, a ação visa desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de entorpecentes.
De acordo com a polícia, serão cumpridos 20 Mandados de prisão preventiva e 29 mandados de busca e apreensão nos estados.
Segundo investigações, que tiveram início há mais de 12 meses, pasta base de cocaína, produzida na Bolívia, era trazida ao país por via aérea ou por terra, pelas cidades fronteiriças Cáceres (MT) e Corumbá (MS). O entorpecente era levado para São Paulo e, depois de refinado, distribuído para diversas regiões do país.
Em março deste ano, na cidade de Rondonópolis (MT), foram interceptados 362 quilos de pasta base de cocaína e presos dois transportadores e uma figura importante de hierarquia do grupo criminoso investigado.
Balanço
Durante a operação, foram cumpridos 16 mandados de prisão, sendo três na cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, além de todos os mandados de busca e apreensão.
De acordo com o delegado Nelson Edilberto Cerqueira, da Polícia Federal de Araraquara, dois laboratórios de refino de droga foram desarticulados - um em Minas e outro de São Paulo. Ao todo foram apreendidos mais de 60 veículos, entre motos e carros, R$ 15 mil em dinheiro, 400 kg de drogas diversas, cinco armas e documentos.
As 16 pessoas detidas foram levadas para as delegacias de Polícia Federal de cada Estado.
Atualizada às 18h