Opinião

Para Ciro Gomes, país ganha com briga entre Bolsonaro e Moro

Ex-candidato à presidência usou o Twitter para listar crimes citados por Moro durante pronunciamento

Por Daniele Franco
Publicado em 24 de abril de 2020 | 15:55
 
 
 
normal

O ex-ministro e candidato a presidência Ciro Gomes afirmou nesta sexta-feira (24) que confronto entre Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-ministro da Justiça Sergio Moro é positivo para o Brasil. Em uma publicação em sua conta no Twitter, Ciro lista uma série de crimes que teriam sido noticiados no pronunciamento de Moro ao se demitir.

"Nesta confrontação chocante entre Moro e Bolsonaro, o País ganha muito com a briga em si. Só hoje já tivemos notícia de uma lista de artigos do código penal além de crime de responsabilidade: prevaricação, falsidade ideológica, tráfico de influência, obstrução da justiça, abuso de autoridade, e contando...", publicou.

Moro anunciou sua saída do Ministério da Justiça no fim da manhã de sexta e apontou uma série de atitudes do presidente que divergiam do que ele se propôs a fazer no cargo. Entre elas, o ex-ministro citou tentativas de Bolsonaro de interferir na Polícia Federal.

Segundo ele, o presidente queria uma autoridade dentro da PF com quem pudesse ter interlocução direta e acesso a informações sobre investigações. "Percebendo que essa interferência política pode levar a relações impróprias entre o comando da PF e o presidente, eu não posso concordar", afirmou.

O estopim para a crise na relação entre Bolsonaro e Moro foi a exoneração do diretor-geral da PF, Maurício Valeixo. O ex-ministro afirmou em pronunciamento nesta sexta-feira que ficou sabendo da exoneração por meio do Diário Oficial da União, onde foi publicada a ordem. A assinatura eletrônica de Moro, no entanto, estava no documento.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!