O Parque da Cachoeira, em Congonhas, na região Central mineira, precisou ser interditado nesta segunda-feira (20 de novembro) após os estragos causados pela chuva de domingo. A piscina natural do município transbordou, atingindo o entorno da cachoeira de Santo Antônio. Uma densa lama obstruiu a área, destruindo a faixa de areia e invadindo o restaurante e algumas piscinas artificiais. Além disso, parte do piso do parque foi arrancado pela água.
Equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Meio Ambiente visitaram o Parque da Cachoeira de Congonhas nesta segunda-feira (20) para avaliar os danos. Segundo a prefeitura do município, fiscais foram enviados até as empresas de mineração da região para investigar possíveis responsáveis pelos estragos ambientais. “Órgãos de proteção ambiental e defesa social nos níveis estadual e federal também foram acionados para auxiliarem nas averiguações”, diz a nota.
O Parque seguirá fechado aos visitantes nos próximos dias, enquanto equipes e maquinários da prefeitura realizam a limpeza e reconstrução das áreas afetadas. Ainda não há previsão de reabertura.