Inteligência artificial

PBH disponibiliza aplicativo para monitorar pacientes com suspeita de Covid-19

Tecnologia é oferecida por meio de parceria com a Unimed-BH, a Vale e a Binah.ai a pacientes de centros de saúde que fizerem consulta online

Por Rafaela Mansur
Publicado em 13 de julho de 2020 | 15:56
 
 
 
normal

A plataforma de consulta online da Prefeitura de Belo Horizonte ganhou uma ferramenta baseada em inteligência artificial para acompanhamento de pessoas com suspeita de Covid-19. Com indicação médica, os usuários recebem acesso gratuito a um aplicativo que coleta e monitora os sinais vitais. Ele permite aferir as frequências cardíaca e respiratória, a saturação de oxigênio e o nível de estresse dos pacientes, por meio da câmera do celular.

O aplicativo utiliza um processador matemático que analisa a imagem através do reconhecimento facial, e os sinais vitais são captados a partir da bochecha e da testa do paciente. Os dados coletados são automaticamente encaminhados para a planilha de monitoramento diário do usuário.

De acordo com a prefeitura, durante a teleconsulta, os pacientes recebem, por e-mail, o acesso ao aplicativo, disponível para Android e iOS. Cada paciente pode acessar a ferramenta por até 14 dias, sem limite de avaliações. Na capital, a primeira cidade do país a usar a tecnologia, 39 mil licenças de uso simultâneo do aplicativo serão disponibilizadas.

O serviço foi disponibilizado pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio de uma parceria com a Unimed-BH, a Vale e a empresa de tecnologia Binah.ai, que desenvolveu o aplicativo. A ferramenta da Binah.ai foi selecionada pelo Desafio Vale Covid-19, uma parceria da mineradora com o Hospital Israelita Albert Einstein e a Rede Mater Dei de Saúde que destina US$ 1 milhão para 12 soluções no Brasil e no Canadá.

Consultas online

Desde abril, a prefeitura oferece, em parceria com a Unimed-BH, consulta online para os moradores com suspeita de Covid-19. Para ter acesso à teleconsulta, o morador deve ser cadastrado em qualquer centro de saúde da capital e estar com sintomas de coronavírus, como tosse, dor de garganta, congestão nazal e coriza.

O acesso à plataforma de teleconsulta, desenvolvida pela Unimed-BH, ocorre por meio do portal da prefeitura ou do PBH APP. Até o momento, cerca de 7 mil atendimentos foram realizados.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!