A Prefeitura de Belo Horizonte criou uma nova plataforma de serviço digitais: o BH Digital. O novo recurso foi integrado ao portal da prefeitura e tem como novidade um campo de busca em destaque na tela e serviços classificados por temas e grupos. A novidade foi um pedido dos usuários. Os mais de mil serviços ofertados já constam com informações na nova plataforma.

Segundo a prefeitura, o portal foi criado com a ajuda de voluntários como potenciais cidadãos usuários "que contribuíram na compreensão da melhor organização das informações". A ideia é melhorar o acesso aos serviços do Executivo durante a pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19). 

"O mundo inteiro percebeu a força do digital e temos avançado nessa frente nos últimos anos. Muitas pessoas que ainda tinham resistência em solicitar serviços e se relacionar remotamente foram forçadas a fazê-lo em razão do isolamento. Com um volume maior de pessoas acessando nossos canais digitais, toda a equipe envolvida nesse projeto se empenhou e conseguimos lançar o portal, que pretende alavancar a experiência do usuário”, destacou o  responsável pelos processos de modernização da Prefeitura, o secretário municipal adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão, Jean Mattos, por meio da assessoria de imprensa. 

Segundo ele, ao  longo do ano, outros serviços já conhecidos pela população oferecidos em outros sistemas ou presencialmente serão incorporados ao BH Digital. “Por estar em fase de transição, novas funcionalidades serão gradativamente incorporadas no processo de atendimento ao cidadão. Em parceria com o Governo Federal, o Portal de Serviços já permite a criação de um único cadastro, que possibilitará o acesso com mesmo login e senha às demandas relacionadas não só ao município, mas de outros entes públicos que aderiram à plataforma gov.br.
 
A ideia é que o maior número de pessoas se sintam estimuladas a utilizar os serviços on-line, percebendo como é muito mais fácil pedir por esse caminho. “Pela internet, os serviços podem ser solicitados a qualquer dia da semana e em qualquer horário, pelo celular, tablet ou computador. O cidadão economiza tempo, gastos com deslocamento, pode enviar documentos, fotos e, ainda, pode acompanhar tudo de casa mesmo”, conclui o secretario.

Com assessoria de imprensa da prefeitura de Belo Horizonte