Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Parceria

PBH renova contrato para manter intérpretes e instrutores de libras em escolas

Profissionais auxiliam no aprendizado de alunos surdos; renovação será feita sem abertura de processo de licitação

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
ASMG
Oficina de Expressões Faciais e Corporais que oferecemos aos nossos alunos do curso de libras
PUBLICADO EM 22/08/18 - 21h53

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) vai renovar contrato com Associação dos Surdos de Minas Gerais (ASMG), que mantém intérpretes e instrutores de Libras – Língua Brasileira de Sinais – na rede municipal de ensino, para auxiliar alunos surdos. A renovação será feita sem abertura de processo de licitação, o que facilita e agiliza o trâmite.

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) garantiu que continuará promovendo a acessibilidade de crianças surdas e mudas. “O que está ocorrendo é uma modificação no formato de contratação do serviço”, esclareceu o órgão.

A supervisora da ASMG, Edna Soares Dias, explica que essa parceria com a prefeitura já existe há 13 anos. São 85 profissionais trabalhando com a Smed, da educação infantil até o nono ano do ensino fundamental. “As crianças são atendidas tanto com interpretação como instrução de Libras”, afirmou Edna.

Na prática

São dois profissionais em cada escola onde haja aluno surdo. O interprete faz a tradução e o surdo faz a alfabetização na língua de sinais. “O intérprete fica em sala de aula, junto com o professor da classe. Já o instrutor ensina alunos surdos em outra sala. Esse trabalho possibilita que crianças surdas e ouvintes vivenciem de forma lúdica o aprendizado da Libras”, disse Edna.

Recursos

O valor total a ser contratado para a prestação dos serviços, a preço compatível com o praticado no mercado, segundo a SMED, é de R$ 6,6 milhões, com dispensa de licitação por se tratar de associação de portadores de deficiência sem fins lucrativos e de comprovada idoneidade. “O valor total a ser contratado será proveniente da dotação orçamentária”, diz o texto do DOM.

O que achou deste artigo?
Fechar

Parceria

PBH renova contrato para manter intérpretes e instrutores de libras em escolas
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter