Operação 'Poeira Vermelha'

PF cumpre mandados contra suspeitos de extração irregular de minério em BH

Dez mandados são cumpridos em escritórios e residências de sócios e administradores das empresas investigadas em BH, um em Candeias e o último em São Paulo

Por Lara Alves
Publicado em 24 de setembro de 2020 | 09:03
 
 
 
normal

A Polícia Federal (PF) cumpre na manhã desta quinta-feira (24) 12 mandados de busca e apreensão em endereços ligados a sócios e diretores de empresas que estariam extraindo ilegalmente minério em Nova Lima na região metropolitana. Expedidos pela Vara Federal, dez dos mandados são cumpridos em Belo Horizonte, um no município de Candeias na região Centro-Oeste de Minas Gerais e na cidade de São Paulo. Esta é a segunda parte da operação “Poeira Vermelha – Taquaril” que, em julho deste ano, garantiu o bloqueio de mais de R$ 38 milhões de empresas ligadas à mineração ilegal. À época, a extração irregular já tinha sido suspensa.

Os mandados são cumpridos em residências e escritórios de administradores e sócios de cinco empresas investigadas pela Polícia Federal. Documentos, computadores e outros dispositivos de mídia foram recolhidos e vão auxiliar na continuidade das investigações. A operação pretende combater, além da mineração ilegal, crimes como usurpação dos bens da União, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. As investigações referentes às atividades destas empresas começaram no mês de maio quando constatou-se um prejuízo superior a R$ 40 milhões à União.

Primeira parte

Oito suspeitos de envolvimento nas atividades ilegais investigadas pela Polícia Federal tiveram seus bens bloqueados na primeira etapa da operação "Poeira Vermelha – Taquaril" no mês de julho. Em dezembro do ano passado, na etapa “Caeté” da mesma operação, a PF apreendeu indícios que apontavam o beneficiamento irregular de minério de ferro extraído através de equipamentos de escavação sob posse dos investigados. À época já tinha sido apreendidos documentos e equipamentos de extração, e cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte, Nova lima e Sete Lagoas, esta última cidade na região Central de Minas Gerais.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!