na grande BH

PF faz operação contra o desvio de produtos químicos para o crime organizado

A operação teve início nesta terça-feira (23) e será finalizada na quinta (25). No total, 70 empresas que lidam com componentes químicos em BH e região serão fiscalizadas

Por Alice Brito
Publicado em 23 de abril de 2024 | 18:44
 
 
 
normal

A Polícia Federal (PF) iniciou nesta terça-feira (23), uma operação que visa fiscalizar 70 empresas que lidam com componentes químicos em Belo Horizonte e região metropolitana. A iniciativa, de característica preventiva, tem o intuito de combater o desvio de componentes químicos para a fabricação de drogas ilícitas realizada pelo crime organizado. 

A operação, de acordo com a previsão da PF, deve seguir até a próxima quinta-feira (25), quando um balanço das diligências será divulgado. De acordo com o  Delegado Federal à frente das investigações, Marcílio Manfré Afonso, até agora, cerca de 20 empresas já foram vistoriadas e mesmo diante de irregularidades, não foi possível caracterizá-las com algum vínculo com o crime organizado.  

"Até o momento, as irregularidades encontradas não caracterizam possibilidade de ligação com a venda de substâncias para o crime organizado. Mas estamos empenhados e, se houver algum indício de irregularidade, nós conseguiremos detectar. 
Friso que, com esta ação, a Polícia Federal amplia significativamente o alcance da importante atuação preventiva ao desvio de produtos químicos e consequente repressão ao tráfico de drogas ilícitas em Minas Gerais", destacou o delegado.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!