Melhorias na saúde

Prefeito de Betim, Vittorio Medioli comemora inauguração da UPA Norte

A unidade de saúde, mais moderna e com maior capacidade de atendimento, será inaugurada na próxima quarta-feira (12)

Por Vittorio Medioli

Publicado em 09 de junho de 2019 | 15:25

 
 
Na UPA, crianças serão assistidas em local separado Na UPA, crianças serão assistidas em local separado Foto: RONALDO SILVEIRA
Vittorio Medioli
Colunista de Opinião
Colunista de Opinião
Vittorio Medioli Vittorio Medioli
aspas
normal

Após sete anos de espera, a população betinense finalmente terá acesso a um novo centro de saúde, moderno e com capacidade para atender 13.500 pacientes por mês. Na próxima quarta-feira (12), o prefeito de Betim, Vittorio Medioli, abre oficialmente as portas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, a partir das 7h. 

Para celebrar a conquista ao lado da comunidade, a Prefeitura de Betim organizou uma solenidade com autoridades do município e uma festa com atividades de lazer e cultura gratuitas para a população neste domingo (9), das 9h às 14h. Serviços de saúde também foram oferecidos a quem compareceu, foi possível aferir a pressão e se vacinar contra o vírus da gripe. 

Marco para Betim

A inauguração da UPA Norte, localizada na rua Coronel Abílio Rodrigues Pereira, 697, no bairro Bom Retiro é considerada um marco para a saúde em Betim. Apesar da unidade ter sido entregue em 2012, nunca funcionou. Até 2016, o prédio permaneceu abandonado e foi até depredado. 

Desde que assumiu a gestão do município em 2017, o prefeito Vittorio Medioli estabeleceu o funcionamento da unidade como uma de suas prioridades. Com a abertura dos serviços na próxima quarta-feira, a capacidade de atendimento aos pacientes do município será potencializada.

"O aumento na capacidade de atendimento para receber os pacientes é o grande destaque, está quase dobrando. Há também a melhora na qualidade do atendimento. Essa UPA tem o dobro do espaço da anterior e oferece pelo menos dez tipos de atendimento", celebrou o prefeito. Foram gastos cerca de R$ 3,7 milhões para reformar, equipar e mobiliar o prédio. 

Agora, a nova UPA tem espaços que a UPA Sete de Setembro não possui, entre eles sala para realização de curativos, sala de procedimentos de enfermagem e medicação venosa, central de material esterilizado e refeitório. 

O secretário municipal de saúde, Guilherme Carvalho, comemorou a conquista e pontuou os novos desafios a serem enfrentados após a inauguração da nova unidade. 

"Primeiro há um sentimento de gratidão pela etapa cumprida. Agora o nosso desafio começa na quarta-feira, poder oferecer atendimento de qualidade. Nossa gestão conseguiu o que outros prometeram e não cumpriram. O projeto foi executado dentro dos conceitos mais modernos do mercado, para melhorar a vida dos profissionais e oferecer segurança e estrutura moderna a nossos pacientes", afirmou. 

Transporte

Para facilitar o acesso à UPA pela população, a prefeitura oferecerá transporte gratuito ao longo das 24 horas por dia para transportar pacientes da UPA Sete de Setembro até a UPA Norte, e no trajeto contrário. 

As linhas 30 e 40 também incluirão em seu itinerário a UPA Norte, bem como os ônibus convencionais, das linhas 260A, 260B, 261, 270 e a van 20.