TeleCovid

Prefeitura de Betim cria canal para orientar a população sobre o coronavírus

Central de atendimento é a primeira na rede pública do Estado com orientação médica

Publicado em 24 de março de 2020 | 19:12

 
 
Pelo menos 130 pessoas já foram infectadas pelo coronavírus em Minas Gerais Pelo menos 130 pessoas já foram infectadas pelo coronavírus em Minas Gerais Foto: Pixabay / divulgação

Diante da pandemia do novo coronavírus, a Covid-19, a prefeitura de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, disponibilizará, a partir desta quarta-feira (25), um canal de orientação por telefone para a população e também para profissionais da saúde, o TeleCovid Betim.

A central de atendimento é a primeira na rede pública do Estado com orientação médica. Ela começa a funcionar nesta quarta-feira, a partir das 7h. O atendimento será realizado durante 24 horas, todos os dias da semana, por uma equipe multiprofissional da saúde. O número para atendimento é (31) 3512-4992.

Ao todo, serão dez linhas disponíveis para informar sobre a doença, como medidas de precaução e qual unidade de saúde procurar caso a pessoa apresente os sintomas. “A princípio, o TeleCovid tem o intuito de esclarecer a população não apenas sobre a necessidade real de a pessoa procurar um serviço de saúde, mas também sobre qual serviço ela deverá procurar conforme os sintomas”, explica o secretário municipal de Saúde, Guilherme Carvalho.

A central também irá esclarecer dúvidas de profissionais da saúde em relação a procedimentos como o manejo clínico, o fluxo assistencial e o uso de equipamentos de proteção.

O Telecovid Betim é uma das medidas do Centro de Enfrentamento da Pandemia do Coronavírus, criado pela prefeitura, no fim de semana, para auxiliar no atendimento e na orientação da população. O canal será operado pelas secretarias de Ouvidoria e de Saúde.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Guilherme Carvalho, “o canal irá funcionar por tempo indeterminado, enquanto for preciso”. 
De acordo com a Ouvidoria SUS Betim, o canal não é para teleconsultas, ou seja, não será feita consulta médica por telefone, somente orientação com o respaldo de profissionais da área.