A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou nesta quarta-feira (22) um plano emergencial para minimizar os possíveis estragos provocados pelas chuvas que devem ocorrer entre esta quinta-feira (22) e sexta-feira (23). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que a tempestade de sexta ultrapasse os 100 mm.
Onze pontos da capital receberão equipamentos. Serão distribuídos 34 caminhões, 12 carregadeiras, cinco escavadeiras, 13 retroescavadeiras, dois tratores esteira tipo D6, cinco caminhões prancha e 11 hidrojatos. Para fazer a coleta imediata de resíduos, 61 equipes da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), que somam 488 garis estarão à disposição em três turnos: 7h às 15h, 13h30 às 21h30 e das 21h30 às 5h.
Cada equipe contará com um caminhão basculante, oito garis, três pás carregadeiras, cinco caminhões e um caminhão pipa. Nove grupos equipados com caminhão basculante com cabine farão podas e supressões de árvores durante a noite desta quarta-feira em BH. Além disso, estarão à disposição cinco torres de iluminação com gerador a diesel.
Trânsito
Segundo a PBH, também a partir da noite desta quarta-feira equipes da BHTrans farão a reserva de áreas nas vias públicas para os equipamentos, que serão monitorados pela Guarda Civil Municipal. Haverá sinalização proibindo o estacionamento e trânsito de veículos nos locais.
Moradores
Para abrigar famílias que possam ser atingidas pelas chuvas, a PBH reservou vagas em pousadas da cidade.
A Defesa Civil Municipal fará a distribuição de colchões, cestas básicas, cobertores e jogos de lençol. Se houver famílias desalojadas em razão das chuvas, elas serão levadas até as pousadas reservadas pela prefeitura em ônibus disponibilizados pela BHTrans.
Veja abaixo os onze pontos da cidade que receberão equipamentos:
* COP-BH
* Praça 1º de Maio próximo à estação São Gabriel
* avenida Cristiano Machado com Via 240, próximo à Estação São Gabriel
* Avenida Vilarinho com Álvaro Camargos
* Avenida Teresa Cristina com Via 210
* Avenida Bernardo Vasconcelos
* Avenida Francisco Sá
* Avenida Prudente de Morais
* Avenida Otacílio Negrão de Lima
* Avenida Silva Lobo
* Avenida Silviano Brandão com Pitangui