Belo Horizonte

Prefeitura disponibiliza serviço para identificar condutor infrator pela web

O serviço possibilita que o cidadão indique o motorista que estava conduzindo o seu veículo no momento do cometimento da infração

Por Da redação
Publicado em 21 de maio de 2020 | 14:21
 
 
 
normal

A prefeitura de Belo Horizonte passou a disponibilizar, a partir desta quinta-feira (21), o envio do Formulário de Identificação de Condutor Infrator (FICI) pela internet. Esse foi o primeiro serviço  já integrado à plataforma BH Digital disponível no novo portal de serviços do Executivo. 

O serviço possibilita que o cidadão indique   motorista que estava conduzindo o seu veículo no momento do cometimento da infração. Assim, a pontuação equivalente à gravidade será atribuída à pessoa informada.

Antes da forma digital, um formulário era preenchido e junto com os demais documentos a entrega era feita pelos Correios ou  presencialmente no BH Resolve. Por dia, eram feitos 500 atendimento dessa demanda. "Com essa nova alternativa, o pedido poderá ser feito totalmente on-line, a qualquer hora e dia da semana, sem gastos com deslocamento, sem esperas, sem filas", informou a prefeitura. 

A ideia é facilitar o processo e evitar aglomerações por causa da disseminação pelo novo coronavírus. Para fazer o registro é preciso  ter em mãos os dados da infração e do veículo e a cópia da carteira nacional de habilitação (CNH) do condutor e do documento de identificação do proprietário do veículo. Em seguida, deve ser preenchido o formulário que é enviado junto com a notificação de autuação da infração. O formulário também pode ser econtrado CLICANDO AQUI.

O próximo passo é processar a solicitação junto à prefetura . Para isso é necessário acessar o LINK e pesquise por FICI - Identificação do Condutor Infrator. Ao clicar em “solicitar”, o usuário deverá efetuar a autenticação a partir de um login único para acessar o serviço. 

Depois disso se deve inserir os  dados e anexar o arquivo digitalizado do formulário preenchido e assinado; a cópia digitalizada do CNH do condutor; e o documento de identificação do proprietário do veículo. É possível enviar fotos individuais dos documentos solicitados, desde que estejam legíveis. Para as versões digitalizadas, os documentos são aceitos nos seguintes formatos de arquivo:  pdf, jpg, jpeg e png. 

O prazo para resposta é de até 5 dias úteis e o cidadão pode acompanhar o andamento da sua solicitação na área de relacionamento do portal de serviços com o mesmo usuário e senha criados.

Com a disponibilização do FICI pela internet, estima-se que o cidadão economize mais de R$ 9 com deslocamento e cópias dos documentos para obtenção desse serviço.

“Estamos falando de mais de 120 mil pessoas por ano, que poderão economizar tempo e dinheiro ao fazerem seus pedidos remotamente. Se somarmos os gastos de todas elas com essa finalidade, a economia será de mais R$ 1,2 milhão", explica o secretário municipal adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão, Jean Mattos, por meio da assessoria de imprensa. 

Com assessoria de imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!