Onda verde

Prefeituras em Minas agilizam reuniões para definir se vão reabrir ou não escola

Em Salinas, no Norte de Minas, no que depender do prefeito estudantes não retornam às aulas presenciais

Por Rafael Rocha
Publicado em 23 de setembro de 2020 | 21:46
 
 
 
normal

O fim de tarde desta quarta-feira (23) foi movimentado nos gabinetes das prefeituras, especialmente nas 218 que encontram-se na onda verde do programa Minas Consciente, onde as aulas já poderão ser retomadas a partir do dia 5 de outubro. A volta dos alunos, porém, não está 100% acertada. 

Em Buritizeiro, na região Norte, a secretária de educação Roseli Moura prevê uma reunião hoje com equipes pedagógicas, professores e comitê municipal de combate à Covid-19 para decidir se autoriza ou não o retorno às aulas. Cinco moradores da cidade morreram por causa da Covid-19.

Indefinição parecida acontece em Itapecerica, no Centro-Oeste. Por lá, o prefeito Wirley Rodrigues Reis também vai se reunir com as equipes das secretarias de educação, de saúde e com o comitê Covid-19 para tomar uma posição oficial. O município registrou 124 infecções por coronavírus e uma morte.

Salinas, no Norte do Estado, é outra cidade que poderia retomar as aulas, segundo o calendário de Romeu Zema. Mas não há a menor chance do município seguir a orientação do Estado, segundo o prefeito José Antônio Prates. “Considero um gesto de covardia o governador falar que os prefeitos têm que decidir. Eu não vou submeter minhas crianças à possibilidade de serem contaminadas”, reclama. </CW>
Ele também diz que irá ouvir os diretores das escolas, mas que se depender dele as aulas em Salinas não voltam. “Muitas crianças podem estar contaminadas sem saber e podem levar a doença para infectar seus avós e familiares”, contextualiza o prefeito da cidade, que contabiliza 12 mortes por Covid-19.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!