ALERTA

Presidente da ABAV Minas pede que viajantes mantenham a calma

Dirigente também diz que é importante não cancelar agora as viagens marcadas para os próximos meses para evitar a cobrança de taxa de rompimento de contrato

Por CAMILA KIFER
Publicado em 04 de março de 2020 | 19:13
 
 
 
normal

O presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV Minas), Alexandre Xavier Brandão, orienta viajantes com passagens marcadas para áreas de risco de coronavírus a não entrar em pânico nem a deixar de viajar devido essa situação. 

Além disso, o dirigente explica que é importante deixar para a última hora o cancelamento da viagem programada para essas regiões para evitar a cobrança de uma tarifa de rompimento de contrato.

“Quem for viajar no mês de abril e maio não deve cancelar as viagens agora porque as empresas aéreas estão trabalhando com a possibilidade do que está acontecendo no mundo. Se você vai viajar nesses dois meses ou mais para frente, você não deve cancelar agora o seu pacote porque as empresas vão te penalizar financeiramente por isso. O que não está sendo penalizado hoje são os cancelamentos para a China e para Itália, que são países que vivem um surto”, explicou o presidente da ABAV Minas.

Para exemplificar a situação, Brandão lembrou de um voo que sairia de Belo Horizonte com destino a Milão, na Itália, neste fim de semana e foi cancelado pela empresa aérea. 

“Quem cancelou na sexta-feira teve que pagar multa. No sábado, a Latam cancelou o voo a viagem. Dessa forma, quem deixou para cancelar na segunda não pagou nada. Neste momento, você precisa aguardar”, voltou a orientar Brandão.

Até esta quarta-feira, o número de mortos por coronavírus na China chegou a 2.981. Segundo as autoridades chinesas, mais de 80 mil pessoas estão contaminadas no país.

Já na Itália, o número de mortos no país em decorrência do coronavírus chega a 107 e o registro de contaminados ultrapassa os três mil. 

Aqui no brasil, três casos foram confirmados até o momento. O Ministério da Saúde informou nessa quarta-feira que 531 casos suspeitos são investigados e 315 já foram descartados. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!