A chegada do inverno na madrugada desta segunda-feira (21) deve trazer uma semana gelada para Belo Horizonte e a região metropolitana. De acordo com a meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apesar de uma ligeira elevação nas temperaturas na segunda e na terça-feira (22), onde a mínima deve ficar em 14ºC e a máxima em 27ºC, a chegada de uma massa de ar frio e úmido vai provocar um declínio na temperatura a partir de quarta-feira (23), com mínima de 13ºC. Os termômetros podem chegar a 11ºC na quinta-feira (24).
“Nesses primeiros dias de inverno, vamos ter um certo controle da temperatura. Começa o inverno com elevação, mas já no terceiro dia, tem previsão de queda”, avaliou Anete.
A última manhã de outono na capital mineira neste domingo (20) registrou temperatura mínima de 12,2ºC na estação do Cercadinho. A máxima prevista é de 26ºC durante a tarde, mas o frio volta ao anoitecer.
Já no Estado, a previsão de mínima e de máxima é para a mesma cidade: Montalvânia. A cidade do Norte de Minas registrou 8,5ºC no amanhecer e tem a máxima prevista em 32ºC, uma amplitude térmica que requer cuidados da população.
Anete Fernandes considerou que a temperatura durante o outono ficou dentro da normalidade e que o período teve quatro episódios frios, o mais forte no final do mês de maio, quando a cidade de Monte Verde, no Sul do Estado, registrou -0,3ºC, além do início de junho, quando Belo Horizonte registrou 10ºC, mas nenhuma cidade mineira viu os termômetros abaixo de zero.
A meteorologista pontuou que não faz sentido falar sobre chuvas nesses três meses e que quanto à umidade relativa do ar, houve dias críticos, mas o que também é considerado normal.