Tempo fechado

Previsão é de domingo de chuva segundo Defesa Civil

Áreas de instabilidade se deslocam em direção à capital mineira e devem causar pancadas de chuva, com volume entre 20 mm e 40 mm

Por Letícia Fontes
Publicado em 27 de outubro de 2018 | 18:46
 
 
 
normal

O domingo do segundo turno das eleições será de mais chuva em Belo Horizonte e região, de acordo com a Defesa Civil. O órgão alertou que áreas de instabilidade se deslocam em direção à capital mineira e devem causar pancadas de chuva, com volume entre 20 mm e 40 mm. Os ventos fortes podem atingir até 50 km/h. Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), prevê que Minas Gerais terá céu com bastante nuvem e possibilidade de chuva a qualquer momento neste domingo, 28, em grande parte do Estado.

Neste sábado, a tempestade que caiu na capital mineira e região causou estragos. A chuva forte e com rajadas de vento de até 92,1 km/h deixou registros de quedas de árvores em várias regiões da cidade, danos em muros e destelhamentos. O temporal, que durou aproximadamente uma hora, provocou também, em média, 1.800 raios. As informações foram repassadas pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Cemig, que monitoraram a cidade durante mais esta chuva.

Na região Centro-Sul de Belo Horizonte, na avenida Raja Gabáglia, no bairro São Bento, um festival de cerveja alemã foi cancelado depois que o toldo do evento foi arrancado pela força dos ventos. Havia cerca de 50 pessoas no evento.

A breve tempestade também derrubou o telhado de uma igreja batista no bairro Copacabana, em Venda Nova. De acordo com o ajudante da igreja Antônio Carlos de Oliveira, 65, acontecia um evento em comemoração ao Dia das Crianças, quando o forte vento fez o telhado de zinco parar em cima da rede elétrica.

Havia cerca de trinta crianças no local, mas ninguém ficou ferido. “Foi um barulho enorme, sorte que estava todo mundo dentro da igreja. Ficamos muito assustados e as crianças agitadas, mas dos males o menor, só vamos ter que fazer uma ‘vaquinha’ para reconstruir”, contou o aposentado. Até o fechamento desta edição, o Corpo de Bombeiros aguardava a Cemig no local para poder desligar a rede elétrica e retirar os restos do telhado do local.

Destruição. Segundo a Defesa Civil de Belo Horizonte, uma árvore caída interditou a rua Ramalho Ortigão no bairro Santa Branca, na região da Pampulha. Uma outra árvore também caiu na rua Wilson Modesto Ribeiro, no bairro Ipiranga, na região Nordeste. Ainda conforme a Defesa Civil, parte do telhado da loja Rede BH, situada na avenida Tito Fulgêncio, na região do Barreiro, foi arrancada pelo vento, mas ninguém ficou ferido. Também foram registrados destelhamentos em outros três pontos. O muro lateral da Escola Estadual Afrânio de Melo Franco também foi derrubado.

Segundo o órgão, Belo Horizonte tem um outubro com chuva acima da média em todas as regiões. Até 16h de ontem, somente a regional Norte não havia ultrapassado a média climatológica de chuva prevista para o mês, que é de 104,7 milímetros, de acordo com o órgão.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!