A Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC Minas) divulgou uma nota de pesar lamentando a morte de dom Serafim Fernandes de Araújo em que diz que sua história "enlaça-se" com a do cardeal.

A universidade decretou três dias de luto pela morte de dom Serafim.

Leia a nota oficial, assinada pela reitoria da PUC Minas, na íntegra:

"É com profundo pesar que a Reitoria da PUC Minas comunica  à comunidade acadêmica o falecimento, nesta terça-feira, dia 8 de outubro, do ex-Presidente da Sociedade Mineira de Cultura, Grão-chanceler e Reitor da Universidade, Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo.

Dom Serafim nasceu em 13 de agosto de 1924 em Minas Novas (MG). A história da PUC Minas enlaça-se com a de Dom Serafim Fernandes de Araújo como educador, pastor e como um grande incentivador da educação e da cultura. Dom Serafim foi o segundo reitor da Universidade Católica de Minas Gerais, sucedendo o ex-reitor Pe. José Lourenço da Costa Aguiar, de 1960 a 1981.

Mestre em Teologia e em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, Itália, dom Serafim foi também, entre outros cargos e funções, membro do Conselho Federal de Educação e presidente da Câmara de Ensino Superior; membro do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e da Pontifícia Comissão para a América Latina; vice-presidente da CNBB; e presidente do Regional Leste II da CNBB.        

A todos os familiares e amigos do Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo, nossa mais profunda e sincera manifestação de pesar, na confiança de que a dor da partida do pastor e amigo apenas pode ser mitigada com a certeza da Ressurreição.                          

Informamos-lhes, ainda, que a Reitoria da PUC Minas, em face do falecimento do seu ex-Grão-chanceler e Reitor, decretou luto de três dias na Universidade." 

Veja outras homenagens recebidas por dom Serafim nesta terça-feira.