A viagem para compras de um grupo de 54 comerciantes foi violentamente interrompida neste domingo (6) em Estrela D'Alva, na Zona da Mata, por uma quadrilha que invadiu o ônibus de turismo que levava os passageiros do Espírito Santo até a cidade de São Paulo.
De acordo com o tenente Marcelo Santiago, da Polícia Militar (PM), o veículo realizou uma parada em um posto de combustíveis na altura do KM 12 da BR-393 para que um casal de idosos embarcasse.
Nesse momento, Cristiano Augusto Gomes Rodrigues, 38, saiu de um veículo Citroen C4 e entrou no ônibus de forma agressiva, empurrando as pessoas que subiam a escada do coletivo. "Isso chamou a atenção de uma testemunha, que nos acionou em seguida", afirmou Santiago.
No interior do veículo, o suspeito encontrou Marcos de Souza Varejão, 25, e Larissa de Jesus Ferreira, 21, integrantes da mesma quadrilha. Passageiros e motorista foram rendidos pelo trio armado e forçados a seguirem viagem sob a mira dos suspeitos até a cidade de Além Paraíba, também na zona da mata.
Durante o trajeto de aproximadamente 15 quilômetros, pertences como celular, joias e dinheiro foram tomados. "Pressionavam o tempo todo para que as pessoas entregassem tudo rápido. Um deles ainda fazia ameaças caso as exigências não fossem atendidas", detalhou o tenente.
Ainda às margens da BR-393, no bairro Fernando Lobo, em Além Paraíba, o ônibus parou para que os suspeitos desembarcassem. Segundo a PM, o trio acreditava que o carro da quadrilha, dirigido por André Luís Moreira Athaydes, 39, estaria os aguardando. "Para a surpresa deles, quem estava esperando era a polícia", revelou Santiago.
O militar contou que a viatura da PM seguiu o ônibus de viagem até o ponto de desembarque. No caminho, localizou o carro que daria fuga e prendeu o suspeito. "Quando eles desceram do ônibus e viram a polícia, reagiram, correndo para o mato e trocando tiros com os militares. Não houve feridos. Além de fugir, jogaram toda a quantia de dinheiro roubada dos passageiros no meio do mato".
Ainda na segunda-feira, além dos quatro presos, foram recuperados R$192 mil reais, 50 aparelhos de celular, relógios e objetos pessoais das vítimas e duas armas, calibres 32 e 38. Na manhã desta segunda (7), Pablo Richardison Martinuzzo da Cruz, 22 anos, André Oliveira Amorim, 26 anos, João Carlos Santos de Amorim, 23,foram encontrados em uma praça da cidade de Além Paraíba.
"A quadrilha pode ser ainda maior, pois acreditamos que esses três estavam aguardando cúmplices para os levarem dali", disse o tenente.
A ocorrência foi encerrada na delegacia da Polícia Civil de Pirapetinga, na zona da mata. Até o fechamento desta edição, a assessoria da regional não atendeu às ligações.