Região metropolitana de BH

Quatro são presos e um apreendido por assaltos em série em Betim e Contagem

Cinco roubos, pelo menos, são atribuídos à quadrilha; com os criminosos a polícia encontrou sete celulares, dinheiro e uma réplica de arma de fogo

Publicado em 25 de março de 2020 | 09:13

 
 
Criminosos tentaram escapar da polícia, mas acabaram detidos no bairro Duque de Caxias, em Betim Criminosos tentaram escapar da polícia, mas acabaram detidos no bairro Duque de Caxias, em Betim Foto: Reprodução/Google StreetView
normal

Cinco roubos a pedestres e comerciantes, pelo menos, são atribuídos a uma quadrilha composta por cinco criminosos com atuação em Contagem e Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. Quatro dos suspeitos, um de 26 anos e os outros três com 18, acabaram detidos na noite dessa terça-feira (24) após três crimes cometidos em sequência. O quinto integrante do grupo criminoso, um adolescente de 17 anos, também não conseguiu escapar e foi apreendido. 

Com eles a Polícia Militar apreendeu sete aparelhos celulares, uma réplica de arma de fogo e um carro Fiat Grand Siena de cor branca, usado pelos suspeitos para praticar os roubos e fugir. Na noite dessa terça-feira (24), uma mulher denunciou à polícia ter tido sua bolsa arrancada à força e levada pela quadrilha. Os homens escaparam, em seguida, em direção à Via Expressa, mas os militares conseguiram detê-los. 

Apesar de nada ilícito ou que comprovasse os crimes ter sido encontrado durante a busca pessoal aos criminosos, a polícia encontrou, no interior do carro, todos os celulares roubados. Os aparelhos telefônicos e a réplica de revólver, além de R$ 213, foram achados espalhados pelos compartimentos internos do veículo. A pedestre roubada reconheceu dois dos suspeitos. 

Ela contou que o carro parou na rua próximo ao lugar onde ela caminhava, em Betim, e dele desembarcaram dois suspeitos, um deles com uma camisa do Flamengo, e arrancaram seus pertences. Os outros três suspeitos teriam permanecido no carro. Enquanto a ocorrência era registrada na delegacia, os militares encontraram outros dois boletins, confeccionados também nessa terça-feira, denunciando crimes cometidos por suspeitos com as mesmas características e que também teriam escapado em um carro igual ao apreendido. 

O primeiro dos roubos naquela noite, como a polícia concluiu, aconteceu em uma mercearia no bairro Jardim Riacho, em Contagem. Dois dos suspeitos, segundo relatou o comerciante, entraram em seu estabelecimento e começaram a ameaçá-lo de morte. Apesar do risco, o homem disputou a posse da arma com os dois criminosos, pois teria percebido que tratava-se de uma réplica. Assustada com a reação, a dupla entrou no carro e fugiu sem levar nada. 

O segundo crime aconteceu minutos depois, na avenida Nossa Senhora da Conceição, no bairro Europa, também em Contagem. A vítima, uma mulher, declarou ter sido abordada por cinco suspeitos em um carro, que ordenaram a ela que entregasse sua mochila e continuasse a andar sem olhar para trás. Ela também foi à delegacia após a quadrilha ser detida e conseguiu recuperar seu celular e seu cartão de débito, também encontrados no carro. 

Mais tarde, ainda na noite de terça-feira, a polícia recebeu a informação de que os suspeitos teriam participado de outros dois roubos em 21 de março, há quatro dias. As ocorrências registradas naquele dia também apontam para um grupo armado de criminosos que cometeram os crimes em um Fiat Grand Siena branco, como o apreendido. Os quatro suspeitos que são maiores de idade foram presos, o adolescente, apreendido. A ocorrência foi registrada na 3ª Delegacia de Polícia de Plantão de Betim.