Preconceito linguístico, esse é o gatilho que a jornalista Tatiana Lagôa vai trazer em “Pretoguês: muita gente fala!”. A reflexão ganha as páginas de O TEMPO nesta sexta-feira (30) e será a primeira da coluna RepresentAtividade, espaço quinzenal sempre às sextas-feiras que por ela será ocupado para discutir a importância de se falar em negritude, o que significa e porque está cada dia mais atual.
A coluna, que contará também com conteúdo multimídia a ser veiculado nos canais digitais de O TEMPO, trará histórias de pessoas negras que escapam à forma como esses corpos são tratados atualmente na sociedade.
“Comecei a perceber que nós, negros, somos retratados nos jornais sob um espectro negativo, como acontece também na sociedade. Imaginei uma forma de mudar e entendi que posso, por meio da coluna, discutir temas ligados à negritude, mostrar, por exemplo, iniciativas positivas. São muitos os negros de sucesso em suas comunidades, em seus espaços, que nem sempre têm destaque. É uma excelente oportunidade para retratá-los, não colocar o negro apenas como vítimas, mas mostrá-lo como agente do próprio destino”, afirma Tatiana.
Mais valor
No entendimento da editora executiva de O TEMPO, Renata Nunes, a nova coluna trará ainda mais diversidade aos produtos da Sempre Editora, ampliando os debates sobre temas contemporâneos que geram conhecimento e podem enriquecer os vários públicos que consomem os produtos jornalísticos da empresa.
“A Sempre Editora acredita na força de um jornalismo diverso e representativo, e a nova coluna chega para corroborar essa importante vertente. A jornalista responsável pelo novo projeto, Tatiana Lagôa, é mulher, negra, mãe, profissional competente e dedicada a desenvolver conteúdo relativo a causas sociais importantes, como o movimento antirracismo e o empoderamento feminino”, afirma Renata.