23 de Abril

'Salve, Jorge! Salve, Ogum!': BH celebra o santo guerreiro e o orixá amanhã

Ele faz parte da cultura brasileira e pode ser visto em músicas, filmes, novelas e também na relação dos torcedores com os times de futebol

Por O Tempo
Publicado em 22 de abril de 2024 | 15:10
 
 
 
normal

Um dos santos de maior devoção no Brasil, São Jorge tem o dia celebrado nesta terça-feira (23 de abril). O cavaleiro nobre, como é reconhecido, é cultuado entre adeptos da igreja Católica, do Candomblé e da Umbanda. Nas religiões de matriz africana, ele é reconhecido pela alcunha do orixá Ogum.

Para celebrar a data, sete missas estão previstas na Paróquia São Jorge, no bairro Jardim América, na região Oeste de Belo Horizonte. As celebrações estão previstas das 6h às 18h. A programação conta com apresentações de cantores sertanejos e também de procissão luminosa.

No último domingo (21), membros da Fraternidade Luz de Oxalá, organização da Umbanda, realizaram na capital mineira a tradicional Feijoada de Jorge. O encontro, que ocorre anualmente, é uma forma dos adeptos da religião para homenagear o protetor.

O evento é realizado por causa da relação entre o feijão e o orixá. Como forma de agradecê-lo, são oferecidas comidas que possuem como ingrediente principal o feijão — isso por se tratar de um ingrediente abundante e que representa fartura, conforme a crença.

Devoção no catolicismo

Na igreja Católica, o santo é cultuado por aqueles que pedem proteção contra os males e energias negativas. Os católicos acreditam que ele derrotou um dragão usando a fé em Jesus Cristo, algo que foi herdado dos seus pais que eram cristão.

Segundo a tradição, São Jorge nasceu na Capadócia e viveu na Palestina. Ele foi capitão no exército romano durante o século III. Conforme o catecismo, Jorge foi condenado à morte por ter renegado aos deuses do Império Romano.

Na cultura brasileira, o culto ao santo guerreiro pode ser visto no futebol, em músicas, filmes, novelas, na literatura, entre outras manifestações.

Veja a programação na Paróquia São Jorge

  • 6h - Missa e hasteamento da bandeira de São Jorge com participação dos cavaleiros de São Jorge e comunidade, além de barraquinhas com o tradicional café de São Jorge.
  • 7h30 - Missa
  • 9h30 - Missa
  • 12h - Missa
  • 13h - Show cultural
  • 15h - Missa
  • 16h30 - Missa
  • 17h30 - Procissão com participação especial da banda da Polícia Militar
  • 18h15 - Missa sertaneja com os profissionais da música Johny Marcos e Maurinho
  • 20h - Show com etiqueta musical

Local: Rua Corcovado, 425, bairro Jardim América, Belo Horizonte - MG

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!