Neste fim de semana

STJ suspende decisão do TJ e determina que Vivi deve ficar com os pais adotivos

Na última quinta, o TJMG tinha decidido que a menina deveria ficar com a avó paterna, em vez de ficar com os pais adotivos que brigam há cinco anos para que criança continue morando com eles

Por Natália Oliveira
Publicado em 01 de março de 2021 | 10:26
 
 
 
normal

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu uma liminar, neste domingo (28), suspendendo a decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), dada na última quinta-feira (25), que determinava que a guarda da pequena Vivi, de 9 anos, volte para a avó paterna. Diante da decisão, a menina fica, por enquanto, com os pais adotivos. 

Leia mais: Casal luta na Justiça pra manter adoção realizada há cinco anos

A informação é do Grupo de Apoio de Adoção de Belo Horizonte (GAABH). O processo segue em segredo de Jusiça. A decisão, segundo o GAABH, foi dada por meio de uma liminar em Habeas Corpus pelo STJ, deferindo o efeito suspensivo à decisão que determinava a retirada da criança da família adotiva. "As advogadas do caso, Dra. Viviane e Larissa, em parceria com advogados voluntários de outros Gaa's, continuarão incansáveis na luta por Justiça", escreveu o GAABH. 

A reportagem ainda não conseguiu contato com as advogadas do caso. A mãe adotiva da menina preferiu não conversar com a reportagem por ainda estar muito abalada com o impasse judicial. Por ter sido uma decisão dada em plantão, ainda haverá novo julgamento. 

Pelo Instagram, o movimento "Fica Vivi" publicou uma nota sobre a decisão. 

 



Entenda o caso

Vivi foi adotada pelo casal  Carolina Alves Bella e o marido Manuel Luiz Bella em 2015. Na época, Vivi estava morando em um abrigo e tinha um ambiente violento em casa, onde a mãe não teria condições de criá-la e que o pai teria assassinado o próprio pai dele, avô de Vivi. 

Na mesma época a avó paterna biológica pediu na Justiça a guarda da menina. Em dezembro de 2020, a idosa ganhou o direito à guarda em 2ª instância e começou a luta da família adotiva para ficar com a criança. 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!