Risco

Talude da mina em Barão de Cocais se movimenta 42cm por dia

Última avaliação foi feita neste domingo e aumento é de quase 10cm com relação a levantamento feito sábado

Por Letícia Fontes
Publicado em 02 de junho de 2019 | 17:32
 
 
 
normal

A velocidade de movimentação do talude da mina de Gongo Soco da Vale, em Barão de Cocais, na região Central do Estado, chegou a 42,4 centímetros por dia, segundo a última medição realizada, neste domingo (2), pela Agência Nacional de Mineração (ANM). O número é um pouco maior do que a última avaliação, feita no sábado (1°), que indicava uma movimentação de 33,4 centímetros por dia.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 27 militares estão na região da Barragem Sul Superior, de prontidão, com o auxílio de dez viaturas.

Na última sexta-feira (31), uma porção do talude se desprendeu e se acomodou no fundo da cava da mina. Segundo a Defesa Civil do Estado, o fragmento tinha cerca de 600 m², o que representa menos que 1% da área total, de acordo com o órgão.

Desde fevereiro, a população está em alerta com o risco de rompimento da barragem Sul Superior da mina de Gongo Soco. A princípio, a mineradora, a Defesa Civil e a ANM temiam que a constante movimentação do talude provocasse sua queda de forma brusca. No entanto, a Vale acredita que a estrutura irá deslizar gradualmente para a cava, sem afetar a barragem.

O volume da Sul Superior é de cerca de 6 milhões de m³, quase a metade da Barragem do Córrego do Feijão que se rompeu em Brumadinho e matou 245 pessoas em janeiro.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!