Calorão

Temperatura não deve cair nos próximos dias em BH e região

Em dezembro, foram registrados seis dias com temperatura acima da média mensal; tendência é que os termômetros fiquem na casa dos 32º C

Por Laura Maria
Publicado em 17 de dezembro de 2018 | 11:09
 
 
 
normal

Está sentido muito calor nestes dias em Belo Horizonte e região metropolitana.  Pois é melhor preparar as garrafinhas de água gelada e passar bastante protetor solar, pois a tendência é que a temperatura varie entre 30 ºC e 32 °C nos próximos dias, podendo chegar até os 33ºC, registro semelhante ao do último fim de semana, que teve o sábado como o dia mais quente de todo o mês.

Em Belo Horizonte, a temperatura máxima nesta segunda (17) foi de 30.2 ºC e a mínima de 17.6ºC. Já a máxima em Minas foi de 36.1ºC em Campina Verde, no Triângulo Mineiro e a mínima de 14,4ºC em Monte Verde, no Sul de Minas. 

Em dezembro, foram registrados seis dias com temperatura acima da média mensal - 5 e 6  e de 12 a 16 -, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com temperaturas acima dos 27,8ºC, média global dos anos entre 1981 e 2010. Entretanto, só vai ser possível avaliar se este foi o mais quente desses trinta anos quando o mês chegar ao fim.

Apesar do calor sufocante, a meteorologista do Inmet Anete Fernandes explica que a temperatura é a esperada para esta época do ano. “Como estamos caminhando para o fim da primavera, é normal que o sol fique mais próximo do Sul do planeta, momento em que o verão se aproxima. É normal que nesta virada de estações o calor seja forte”, comenta.

Ela destaca também que ainda é cedo para cravar se teremos um verão, que começa por volta das 20h do dia 21 de dezembro, será de calor intenso, mas adianta que as temperaturas não devem mudar muito, uma vez que o mês que registrou a maior temperatura foi outubro.

Sem chuva para refrescar

Os dias nublados e chuvosos do fim de novembro e início de dezembro não devem se repetir mais neste ano. Segundo Anete, está prevista previsão de chuva para a próxima quarta-feira (19) em Belo Horizonte, mas ela deve cair em forma de pancadas.

“Quando chover, pode ser que a sensação de calor até aumente por causa da umidade. É um tipo de chuva que não avalia a calor”, avalia. De acordo com ela, a umidade deve variar na casa dos 30% a 85%.

Apesar da baixa umidade, ela está longe de ser considerada próximo do nível desértico. “O clima mais seco, que normalmente tem clima próximo ao do deserto, acontece em meados de junho a setembro. Apesar de não estar chovendo agora, estamos em uma estação chuvosa”, diagnostica.

Muito calor no Norte do Estado

Se você acha que o calor está forte na capital, é melhor evitar ir para cidades do extremo Norte do Estado. Por lá, é esperada temperatura máxima de 38 ºC nesta segunda-feira (17). No domingo (16), os termômetros registraram 35,6 °C.

Já outras regiões de Minas, como Triângulo Mineiro, Sul e Oeste podem registrar pancadas de chuva mais frequentes. Mas a temperatura por lá também permanece elevada.

Segundo Anete, o forte calor também está sendo sentido no restante do país, como na cidade de Antonina, no litoral Paraná, que registrou sensação térmica de 64ºC na última sexta-feira (14). “Exceto regiões do Norte do país, como no Amazonas, onde há grande nebulosidade”, informa Anete.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!