E vai piorar!

Termômetros chegam a 36,1º e BH bate recorde de calor no mês de novembro

Último recorde para o mês havia sido registrado em 2015, quando temperatura chegou a 36º C

Por José Vítor Camilo
Publicado em 12 de novembro de 2023 | 17:08
 
 
 
normal

A forte onda de calor que vem atingindo Belo Horizonte e diversas regiões do Brasil levou à capital mineira a registrar, neste domingo (12 de novembro), o seu recorde histórico de temperatura para o mês de novembro. Na Pampulha, a temperatura registrada às 15h foi de 36,1º C.

De acordo com a Defesa Civil de BH, até então o recorde de temperatura no mês de novembro havia sido registrado no dia 5 de novembro de 2015, quando os termômetros atingiram 36º C.

O problema é que a onda de calor ainda está longe de acabar, com previsão de temperaturas ainda mais altas nos próximos dias. Conforme o órgão municipal, a previsão para esta segunda-feira (13) é que a máxima chega aos 37º C.

Esta, que já é a terceira onda de calor enfrentada por Minas em 2023, poderá registrar temperaturas próximas ou, até mesmo, superar o recorde histórico de temperatura da capital. No dia 25 de setembro deste ano, quando a temperatura chegou a 38,6º C.

Desde a última sexta-feira (10), grande parte de Minas Gerais está sob um alerta de "grande risco" devido à onda de calor. Ao todo, 318 municípios mineiros aparecem na lista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!