Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Fora de risco

Três famílias retornaram hoje para suas casas em Itatiaiuçu

No total, seis pessoas retornaram definitivamente para suas casas após anúncio de risco de colapso na barragem Serra Azul da ArcelorMittal, na última sexta-feira (08)

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
mina de serra azul
Barragem da Mina de Serra Azul, em Itatiaiuçu, corre risco de ser rompida, e moradores da cidade foram evacuados
PUBLICADO EM 10/02/19 - 18h42

A ArcelorMittal informou hoje que três famílias, um total de seis pessoas,puderam retornar definitivamente a suas casas no distrito de Pinheiros, em Itatiaiuçu-MG.

Segundo comunicado da empresa foi feita uma nova avaliação de riscos e a autorização veio da Defesa Civil e Polícia Militar após constatação de que os imóveis estão fora da área de influência da barragem Serra Azul.

Na madrugada da última sexta-feira (8), moradores do povoado de Pinheiros, a cerca de 1,5 quilômetro da barragem, foram retirados das casas e levadas para um hotel em Itaúna, cidade vizinha, no Centro-Oeste mineiro, por conta do risco de colapso na estrutura da barragem.

A transferência dessas pessoas aconteceu em função do rigor das medidas de segurança adotadas em casos de risco de colapso.

De acordo a assessoria da ArcelorMittal, equipe de assistência social faz o acompanhamento para dar o devido suporte a essas pessoas que foram retiradas de suas casas.

Um casal com filho, uma mulher e duas senhoras decidiram retornar a suas casas após a liberação da Defesa Civil e militares. Outras cinco famílias, que também estavam autorizadas a fazer o mesmo, preferiram permanecer no hotel.

Neste momento, 106 pessoas de 28 famílias seguem hospedadas no hotel em Itaúna. 

Instalações

No terraço do hotel, em parceria com o SESI Minas, a empresa instalou, desde ontem uma estrutura de lazer para as 30 crianças hospedadas com suas famílias.

Também no hotel, um clínico, médico do Programa da Saúde da Família (PSF) em Itaúna, realiza o atendimento dos moradores desde sexta-feira, dia 08. Um quarto do hotel foi adaptado e está à disposição para atendimento individualizado às pessoas. Até o momento, foram realizadas 45 consultas, e todos os casos foram considerados sem gravidade. Casos de emergência serão encaminhados para exames em laboratórios em Itaúna ou mesmo no Hospital Manoel Gonçalves, também na cidade. Duas pessoas precisaram desse atendimento, uma com crise renal e outra com anemia falciforme, que já retornou ao hotel.

Suporte

Com o início da semana, todos os alocados no hotel de Itaúna terão transporte garantido na região. A empresa colocou à disposição dez ônibus e três micro-ônibus que vão sair do hotel a cada 30 minutos. Farão continuamente a rota hotel Ibis (Itaúna), Itatiaiuçu, Pinheiros, Itatiaiuçu, Ibis (Itaúna). Serão levadas também crianças, adolescentes e jovens para creches, escolas e universidades da região. Elas estudam na Escola Municipal Dona Balbina Antunes de Penido e no Cemei Marinha de Siqueira (distrito de Pinheiros), na Escola Municipal José Gomes Ferreira (distrito de Vieiras), na Escola Estadual Manoel Dias Correa (Itatiaiuçu), além da Universidade de Itaúna, Cecon e Senai Itaúna e Ecotec (Betim/MG).

Segue em preparação a melhor forma de remoção e atendimento aos animais domésticos e de criação para os próximos dias, com a orientação de veterinários. A empresa está catalogando espécies, quantidades e fazendo a identificação de cada animal. Também avalia logística com transporte e alimentos. Médicos veterinários farão avaliação das condições de saúde, além de orientar a melhor forma de manejo.

O que achou deste artigo?
Fechar

Fora de risco

Três famílias retornaram hoje para suas casas em Itatiaiuçu
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter