RMBH

UPA Justinópolis, em Neves, está sem pediatra aos fins de semana

Trabalhadores da unidade de saúde confirmam as ausências dos profissionais

Por Thiago Alves
Publicado em 01 de dezembro de 2019 | 20:17
 
 
 
normal

Quem tem filho pequeno e precisa levar a criança aos fins de semana para atendimento médico no Sistema Único de Saúde (SUS) enfrenta dificuldades no bairro Justinópolis, distrito de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Isso porque, de acordo com relatos de moradores, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Justinópolis está sem pediatras para realizar os atendimentos.

Na manhã de sábado, o aposentado José Geraldo Chaves, 58, morador de Justinópolis, e sua esposa levaram a neta Bianca Veríssimo Chaves, de 3 anos, que estava com dificuldades para respirar, para atendimento médico na UPA. “Chegando lá fomos comunicados pelo guarda e pela enfermeira que não tinha médico pediatra na UPA Justinópolis nem no Hospital São Judas Tadeu porque eles estão em greve. Mas a clínica médica e a ortopedia estavam funcionando normalmente", relata.

A solução de Chaves foi pegar um Uber até o Hospital Infantil João Paulo II, no bairro Santa Efigênia, na região Leste de Belo Horizonte, para conseguir atendimento para a neta. Ela foi diagnosticada com pneumonia e está internada desde a noite de sábado (30). "Se eu não tivesse o dinheiro para chamar o Uber, minha netinha poderia ter ido a óbito", relata, emocionado.

Por telefone, uma funcionária da UPA Justinópolis, que não quis se identificar, confirmou que a unidade não conta com plantão médico de pediatras aos fins de semana. Ela também informou que, recentemente, os médicos estavam questionando sobre constantes atrasos nos pagamentos dos salários, mas que a categoria não está em greve.

A reportagem de O Tempo tentou contato com a Prefeitura de Ribeirão das Neves e com o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG), mas as ligações não foram atendidas.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!