Contra a gripe

Vacinas estão em falta em postos de saúde de BH; usuários reclamam

Secretaria Municipal de Saúde informou que a previsão é que 100 mil novas doses cheguem a Belo Horizonte nesta sexta-feira (27)

Por Bruno Menezes e Sávio Gabriel
Publicado em 26 de março de 2020 | 14:43
 
 
 
normal

Se na Drogaria Araujo os belo-horizontinos com mais de 60 anos estão enfrentando dificuldades para agendar um horário para se vacinar contra a gripe, nos postos de saúde da capital o problema é outro: faltam doses da vacina. A indisponibilidade das doses fez com que a vitrinista Dione de Melo Oliveira, de 62 anos, fosse até uma unidade da Drogaria Araújo para se vacinar, mesmo sem ter agendado previamente 

“A iniciativa da drogaria foi muito boa, mas uma reclamação que tenho é que os postos não estão tendo vacina. Isso é grave, e o governo precisa tomar uma medida para agilizar essa situação. A minha mãe tem uma cuidadora que precisa tomar vacina, e aqui eles não dão, só a partir dos 60 anos”, pontuou. 

No posto de saúde Itamarati, no bairro Paquetá, na região da Pampulha, não havia ninguém na fila para ser vacinado por volta das 11h30 desta quinta-feira. Funcionários do posto informaram, sob condição de anonimato, que não há doses da vacina desde a tarde de quarta-feira (25) e que não há previsão para a chegada de novos lotes. 

No posto Dom Orione, no bairro São Luiz, também na região da Pampulha, a mesma situação pôde ser vista na manhã desta quinta-feira. Antes mesmo de sair do carro, a aposentada Vera Lúcia Leite, de 72 anos, foi avisada por funcionárias da unidade de que as doses da vacina estavam em falta. “Ontem eu cheguei aqui, e estava cheio de gente vacinando. Como tinha muita gente, nós fomos embora. Quando foi hoje, voltamos, disseram que não tem e não tem previsão. Já fui ao posto do Serrano, Alípio de Melo, e em todos não tinha. Já teve, mas não tem mais”, contou. 

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde da capital informou que, com o aumento na demanda pela vacina, podem ocorrer faltas pontuais em algumas unidades de saúde e postos extras. "Quando isso ocorre, a secretaria trabalha para fazer o reabastecimento da vacina o mais rápido possível", diz o texto. Ainda de acordo com a pasta, a previsão é que 100 mil novas doses cheguem à cidade nesta sexta-feira (27).

A primeira remessa recebida pelo Ministério da Saúde foi de 215 mil doses, e, de acordo com a secretaria, o repasse tem sido feito de forma escalonada devido à antecipação da campanha por parte do governo federal.

Embora tenha sido questionada sobre o fato de as pessoas estarem sendo vacinadas nas unidades da Drogaria Araújo sem o agendamento prévio, a secretaria não respondeu.

A pasta destacou ainda que serão vacinadas cerca de 1 milhão de pessoas na capital mineira e que o Ministério da Saúde garantiu 100% de cobertura.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!