Sul de Minas

Varíola dos macacos: Lavras descarta caso horas após anunciar suspeita

Paciente chegou de viagem à Argentina e foi hospitalizada. Após nova análise médica, doença foi descartada e paciente recebeu alta

Por Gabriel Rodrigues
Publicado em 25 de junho de 2022 | 16:35
 
 
 
normal

A Prefeitura de Lavras, no Sul de Minas Gerais, descartou um caso suspeito de varíola dos macacos, poucas horas após comunicar a suspeita à população. O governo municipal informou, na sexta-feira (25), que uma paciente estava em isolamento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), após chegar da Argentina há cinco dias, com suspeita de infecção. 

De acordo com a publicação original, o material colhido da mulher ainda passaria por análise da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, na próxima segunda-feira (27). Horas depois, entretanto, a prefeitura publicou um novo comunicado nas redes sociais, descartando a suspeita. “Novos exames laboratoriais foram feitos por uma junta médica e os profissionais descartaram a possibilidade de se tratar da varíola do macaco. A paciente já teve alta”, declarou. 

 

A reportagem questionou a prefeitura sobre quais exames foram realizados e por que o caso foi descartado antes de passar pela análise da Funed e aguarda retorno. Atualmente, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) investiga três casos suspeitos de varíola dos macacos em cidades mineiras, dois em BH e um em Pará de Minas. Não há casos confirmados  da doença em Minas. Em todo o Brasil, são 17 casos confirmados: 11 em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul e quatro no Rio de Janeiro.

Esta matéria está em atualização

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!