Um idoso conhecido como Zé Baixinho foi detido pela polícia nesta quarta-feira (10) em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte por tráfico e maus tratos a animais silvestres. No entanto, o suspeito não ficou detido, devido a sua idade e condições de saúde.

Segundo o cabo Euler e o soldado Dornelas da Polícia Militar, a ocorrência se deu em Santa Luzia e também no bairro Tupis, na região Norte de Belo Horizonte. Após uma denúncia anônima, duas equipes distintas do Destacamento do Meio Ambiente de Caeté estiveram no bairro São Benedito, em Santa Luzia, e no Tupis, na capital, simultaneamente.

Em Belo Horizonte, a denúncia dava conta de que um homem conhecido como "Baiano" e morador do bairro Tupis, havia enviado um carregamento de aves da fauna silvestre à casa de José das Neves Dutra Filho, de 82 anos, o Zé Baixinho. Ainda de acordo com os militares, os pássaros teriam sido capturados na Bahia e trazidos para Minas.

Na casa do idoso, foram encontrados 25 canários belgas que, apesar de estarem em situação legal, estavam em condições de maus tratos, devido a sujeira da gaiola, pouco espaço e água suja. Já em um barracão ao lado da residência, que estava trancado, foram apreendidas 28 aves da fauna silvestre, sendo 15 pássaros pretos, sete pintassilgos e seis trinca-ferros, todos em condições de maus tratos.

Os pássaros foram divididos em apenas três gaiolas pequenas, que estavam sujas, assim como a água dos animais. Eles foram apreendidos e levados ao Ibama. Zé Baixinho não foi preso por causa da idade e das suas condições de saúde.

Segundo a polícia, Baiano é o provável fornecedor das aves e o idoso já tem diversas passagens pelos mesmos crimes: tráfico de animais silvestres e maus tratos. Ainda de acordo com os militares, Zé Baixinho é conhecido em toda a região metropolitana como traficante de animais.