Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Moderna

Capital federal é um ícone da arquitetura mundial

Projetada e inaugurada em meados do último século, Brasília atrai olhares do mundo todo e é Patrimônio Histórico da Humanidade

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
catedral de Brasília
PUBLICADO EM 19/05/14 - 12h35

Com mais de 2,5 milhões de habitantes, Brasília é uma ode ao engenho humano a céu aberto. Inaugurada em 21 de abril de 1960, Brasília foi planejada para ser a capital de um país continental e transformou-se na maior cidade construída do século XX. Por seu conjunto arquitetônico e urbanístico foi declarada pela Unesco, em 1987, Patrimônio Histórico da Humanidade. Por isso, toda a cidade pode ser considerada uma atração turística. Os principais mestres dessa obra foram o urbanista Lucio Costa, que teve seu projeto, chamado de 'Plano Piloto', aprovado através de concurso promovido pelo governo de Juscelino Kubitscheck, o arquiteto Oscar Niemeyer, responsável pelo desenho dos principais prédios públicos da capital federal e o paisagista Roberto Burle Max, que assinou o projeto de suas amplas zonas verdes.

Brasília também é mundialmente famosa por ter aplicado os princípios da carta de Atenas de 1933 e assim concretizado o pensamento urbanístico da segunda metade do século XX. A Carta de Atenas é o manifesto urbanístico que resultou do IV Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (CIAM), realizado em Atenas em 1933, com a presença dos principais urbanistas do mundo. A carta, com redação final do francês Le Corbusier define o conceito de urbanismo moderno, traçando diretrizes e fórmulas que, segundo os seus autores, seriam aplicáveis internacionalmente.

A ideia de uma capital no interior do Brasil foi apresentada pela primeira vez em 1808, pelo conselheiro Veloso de Oliveira ao então príncipe regente D. Pedro I. Dom Bosco, que também sugeriu o nome Brasília, chegou a relatar um sonho de 1883 em que previa a mudança e a futura construção da capital brasileira no Planalto Central. Após a independência, o político José Bonifácio de Andrada e Silva chegou a sugerir em 1822 dois nomes para uma nova capital: Petrópolis e Brasília. Ou seja, mesmo sendo uma jovem senhora como pouco mais de meio século de vida, a capital federal foi gestada por incríveis 160 anos. 

O que achou deste artigo?
Fechar

Moderna

Capital federal é um ícone da arquitetura mundial
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter