Recuperar Senha
Fechar
Entrar

EM GOVERNADOR VALADARES

Samarco só disponibiliza 39 caminhões-pipa dos 300 necessários

Só para atender hospitais, escolas e creches de Valadares são necessários 80 veículos

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Governador valadares
PUBLICADO EM 11/11/15 - 18h07

O superintendente administrativo da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, major Arnaldo Affonso afirmou que até esta quarta-feira (11) a Samarco havia conseguido apenas 39 caminhões-pipa dos 80 necessários para atender os hospitais, escolas e creches de Governador Valadares.

A cidade está sofrendo um severo desabastecimento de água depois que a lama tomou o Rio Doce em função do rompimento das barragens de Bento Rodrigues. "A Samarco conseguiu contratar 39 caminhões-pipa e se colocou à disposição para pagar outros. O problema é que está difícil encontrar na região. Agora estamos tentando trazer do Norte de Minas", afirmou o major.

Para atender toda a cidade, seriam necessários 300 caminhões-pipas. Entre as 42 escolas do município, 23 estão sem água e aquelas que têm água estão sendo saqueadas pela população. "Hoje começou um problema de segurança pública. Tanto escolas que têm água como comércio estão tendo galões de água saqueados", informou.

A Defesa Civil recomenda à população de Valadares que utilize o mínimo possível a água já que "a água do reservatório da cidade está se esgotando totalmente", disse o major. Para o superintendente até dentro de casa o ideal é não lavar roupas e utilizar pratos, copos e talheres descartáveis. "Alguns restaurantes da cidade já estão usando apenas utensílios descartáveis. Outros estão preferindo ficar fechados para não gastar a água", contou.

Captação

Além da busca dos caminhões-pipa, está sendo estudado uma forma de captar água no rio Suaçuí para levar a Valadares, segundo Affonso, de maneira emergencial, por meio de uma tubulação superficial. "Mas essa é uma ação que ainda demorar alguns dias. O mais urgente agora é conseguir os caminhões-pipas", concluiu.

Rádio Super

O que achou deste artigo?
Fechar

EM GOVERNADOR VALADARES

Samarco só disponibiliza 39 caminhões-pipa dos 300 necessários
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter
Log View