Paralisação

Coronavírus em BH: comércios da região metropolitana serão fechados por 28 dias

Convenção coletiva assinada pelo Sindicato do Comércio Lojista de Belo Horizonte suspende funcionamento de cerca de 55 mil estabelecimentos até 17 de abril

Por Rafaela Mansur
Publicado em 19 de março de 2020 | 17:04
 
 
 
normal

O Sindicato do Comércio Lojista de Belo Horizonte (Sindilojas-BH) assinou, nesta quinta-feira (19), uma convenção coletiva de trabalho que suspende, por 28 dias, as atividades de todos os comércios de Belo Horizonte e região metropolitana, a partir desta sexta-feira (20), devido à epidemia de coronavírus. Mesmo os estabelecimentos que não terão os alvarás de localização e funcionamento suspensos pelo Decreto 17.304, assinado pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD), vão fechar as portas na capital, de acordo com o presidente da entidade, Nadim Donato.

“Os lojistas estão se reunindo há cinco dias. Na segunda-feira (16), não tínhamos nenhuma intenção de fechar, mas, como as vendas vieram caindo cerca de 50% a 60%, abrir as portas virou prejuízo financeiro para as empresas. Estamos assumindo prejuízos a cada dia de abertura”, afirma Donato. A convenção coletiva abrange cerca de 55 mil estabelecimentos e 180 mil funcionários, na capital e região metropolitana, exceto das cidades de Contagem, Betim e Santa Luzia, que possuem sindicatos próprios.

“Vamos fechar todas as lojas. Estamos cuidando da saúde de todos nós, nossos funcionários estão em transportes coletivos apertados e, nesse momento, não podemos ter aglomerações. Não queremos ser aqueles que estão indo contra o que se prega, que é o isolamento, queremos preservar vidas”, diz Donato. A medida se aplica a lojas de bairro, de shoppings e de centros comerciais e é válida até o dia 17 de abril.

Segundo Donato, a ideia é minimizar prejuízos para preservar os empregos no comércio. “O Sindilojas-BH sempre lutou pela abertura total do comércio a todo momento e continuará lutando, mas, infelizmente, precisamos tomar uma medida radical neste momento de crise”, pontua.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!