Apesar do receio de boa parte da população com a contaminação do coronavírus, a atitude responsável de cada um pode fazer a diferença para diminuir a propagação da doença que já afetou mais de 200 mil pessoas ao redor do mundo. Uma das principais orientações dos responsáveis pela área de saúde é o isolamento, mesmo no caso de pessoas que estejam com sintomas gripais. Somente em caso de uma evolução do quadro clínico, como falta de ar, é que o deslocamento mostra-se primordial. 

Pensando nisso, uma ação da Unimed pode fazer a diferença. A empresa vai disponibilizar, em seu site (www.unimedbh.com.br/coronavirus), um autoatendimento para que os clientes possam registrar seus sintomas e verificar se há, realmente, a necessidade de comparecer a uma unidade de pronto atendimento. "Estatísticas com trabalho similar que aconteceu na China mostraram que, em 85% dos casos, os pacientes permanecerão em seus domicílios após esta consulta. Se for preciso, eles seguirão sendo monitorados pelo corpo de profissionais", comenta Samuel Flam, diretor-presidente da cooperativa. O Sistema Único de Saúde (SUS) também disponibilizou serviço similar que pode ser encontrado nas lojas de aplicativo com o nome de 'Coronavírus SUS'. 

Um grande risco de contaminação existe a partir do momento em que pessoas estão reunidas em salas de espera de unidades de saúde. A presença de pacientes com sintomas simples de uma gripe pode fazer com que ela os transmita para outras pessoas de grupos de risco, como idosos, diabéticos e pessoas com pressão alta. "A escalada de contaminação pode trazer uma dificuldade ainda maior, com um maior número de internações e utilização de ventilação artificial. Se tivermos um grande número de pessoas precisando deste tipo de assistência, a rede pode ficar sobrecarregada e podemos ter um atraso no atendimento de casos mais urgentes. A responsabilidade é de todos e não apenas individual para evitar uma exposição sem necessidade. A resposta coletiva vai determinar os impactos que sofreremos no futuro", reforça José Augusto Ferreira, diretor de provimento em saúde da Unimed BH.