Comunicação

Figurinhas de Whatsapp e app informam sobre coronavírus

Aplicativo gratuito detalha sintomas e indica centros médicos próximos a usuário

Por Da Redação
Publicado em 13 de março de 2020 | 16:16
 
 
 
normal

Além dos canais oficiais, o Ministério da Saúde aposta na tecnologia para se comunicar sobre o coronavírus. Um das alternativas é o aplicativo Coronavírus - SUS, disponível para download gratuito em celulares com sistema Android ou iOS.

A partir de respostas simples sobre sintomas (“Como está sua saúde nesse momento? Bem ou mal?” é a primeira), o usuário é informado se o caso pode ser suspeito de contaminação por coronavírus. Como o próprio aplicativo deixa claro, não se trata de um diagnóstico, mas um indicativo para procurar atendimento médico. 

Na tela inicial, o app mostra um mapa com os centros de saúde próximos ao usuário, com endereço e telefone disponíveis. O cidadão também encontra uma série de dicas, como uma listagem de modos de prevenção e cuidados para não transmitir a doença.     

Figurinhas de Whatsapp

Nesta semana, o WhatsApp ganhou stickers, ou figurinhas, educativos sobre o tema. São figuras coloridas, criadas pela designer Ana Cattini, com mensagens como “Toque aqui. Não, pera!”, “Desinfete objetos usados frequentemente” e "Cubra o nariz e a boca ao tossir e espirrar". 

Elas podem ser baixadas para celulares com sistema Android ou iOS (abra o link no celular), desde que o usuário instale o aplicativo gratuito Sticker.ly

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!