Fiscalização

Guarda Municipal de BH recebeu mais de 20 mil denúncias sobre lojas abertas

Comandante da Guarda Municipal de Belo Horizonte, Rodrigo Prates, foi entrevistado com exclusividade pelo programa Patrulha da Cidade, da rádio Super 91.7 FM, nesta terça-feira (12)

Por Igor Veiga
Publicado em 12 de maio de 2020 | 18:37
 
 
 
normal

A Guarda Municipal de Belo Horizonte (GMBH) já recebeu 20.960 denúncias sobre estabelecimentos comerciais ilegalmente com portas abertas na capital desde o dia 9 de abril, quando o prefeito Alexandre Kalil (PSD), por meio de decreto municipal, determinou o funcionamento apenas de atividades essenciais na cidade.

A informação foi revelada com exclusividade na tarde desta terça-feira (12) pelo comandante Rodrigo Prates, chefe da GMBH, ao programa Patrulha da Cidade, da rádio Super 91.7 FM. Segundo Prates, mais de 11.500 lojas foram fechadas em BH após a fiscalização da Guarda Municipal.

"Sempre bato nessa tecla, no sentido de que a gente não tem objetivo de fechar nenhum comércio, mas sim de evitar as aglomerações. Felizmente, na maioria dos casos não foi necessário a aplicação de multas aos comerciantes, ou seja, a pessoa entendeu o momento que estamos vivendo. Então, a Guarda solicita muito à população de Belo Horizonte que nessa reta final a gente não cochile e deixe o cachimbo cair", disse Prates.

Como denunciar?

A Prefeitura de BH tem recebido as denúncias da população sobre o funcionamento de estabelecimentos não-essenciais durante a pandemia da Covid-19 por meio do canal da Ouvidoria da prefeitura e também por meio do telefone 156. 

Com a pandemia da Covid-19, por ordem do prefeito Kalil, as atribuições da Guarda Municipal de BH foram 100% voltadas à fiscalização do funcionamento do comércio e de áreas públicas usadas para práticas esportivas ao ar livre.

"Todo esse trabalho busca o caminho da orientação, da prevenção. E estamos trabalhando também junto com as políticas sociais na distribuição de alimentos para o público mais necessitado", concluiu o comandante da GMBH.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!