Pandemia

Moradores de rua começarão a ser testados para Covid-19 em Belo Horizonte

Caso a pessoa seja diagnosticada com coronavírus, ela irá para isolamento no Sesc Venda Nova

Por Gabriel Moraes
Publicado em 07 de junho de 2020 | 21:29
 
 
 
normal

A Prefeitura de Belo Horizonte vai começar nesta segunda-feira (8) a testar as pessoas em situação de rua na cidade para a Covid-19. Nesse primeiro momento, só passarão por exames aqueles que apresentam sintomas da doença há pelo menos sete dias e foram atendidos em alguma unidade de saúde.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, aqueles nessas condições serão encaminhados imediatamente à Unidade Básica de Saúde ou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima, onde ele será testado. A equipe de saúde fará o primeiro atendimento e, se necessário o isolamento social domiciliar, encaminhará o paciente para o acolhimento no Sesc Venda Nova.

Iniciou-se em abril o serviço de acolhimento provisório e emergencial para moradores de rua e outras vulnerabilidades sociais com suspeita ou confirmação de coronavírus.

O serviço conta com 300 vagas e, até o momento, 117 pessoas foram acolhidas e 23 pessoas permanecem em isolamento no local. O teste que comecará a ser aplicado nesta segunda é o de RT-PCR, o mais indicado para o diagnóstico da doença.

Segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde nesta domingo (7), Belo Horizonte é a cidade mais afetada pelo coronavírus em Minas Gerais, com 2.438 casos confirmados da Covid-19 e 59 mortes causadas pela doença.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!