A Petrobras entregou à Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, um lote de 30 mil testes para Covid-19. No mês passado, o Estado de Minas Gerais já havia recebido uma quantidade idêntica a essa.

Segundo a estatal, essas unidades fazem parte do lote de 600 mil que a companhia encomendou aos Estados Unidos, anunciados em 24 de março, e doados ao Sistema Único de Saúde (SUS), que fez os repasses para cada unidade federativa.

Os testes são do tipo Reação em Cadeia da Proteína Transcriptase Reversa (RT-PCR), considerados "padrão ouro" pelo Center for Disease Control and Prevention (CDC), pois fornecem um diagnóstico preciso na identificação da presença do coronavírus.

Esse teste identifica a cadeia de proteínas do genoma do vírus, a partir de amostras colhidas da narina e da garganta de pessoas com sintomas da doença ou que tiveram contato com elas. Elas precisam ser analisadas em laboratórios que possuem equipamentos que estudam genomas, demandando de quatro a seis horas de processamento.

A iniciativa, de acordo com a Petrobras, integra um conjunto de ações da companhia no combate ao coronavírus: “Estamos concentrando todos os esforços para ajudar a sociedade brasileira a atravessar esse momento. Importamos testes de alta qualidade que serão distribuídos em várias regiões do Brasil por meio dos órgãos de saúde”, disse a gerente executiva de Responsabilidade Social, Olinta Cardoso.