Em Juiz de Fora

UFJF terá drive thru para vacinação de idosos contra influenza

O objetivo é que a vacinação aconteça sem sair do carro, reduzindo risco de exposição ao novo coronavírus

Por Pedro Augusto Figueiredo
Publicado em 22 de março de 2020 | 15:00
 
 
 
normal

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece, a partir desta segunda-feira, 23, um drive thru de vacinação contra a influenza para idosos. Eles poderão ser vacinados sem sair do carro, o que reduz o risco de exposição ao novo coronavírus. Pessoas a partir de 60 anos fazem parte do grupo de risco do Covid-19.

O drive thru será montado no estacionamento da Faculdade de Educação da UFJF, no campus de Juiz de Fora. A iniciativa ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da cidade.

A imunização será realizada de forma escalonada por idade (confira as datas e os horários ao final do texto). Nesta primeira semana serão vacinados os idosos acima de 80 anos. De acordo com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora, há cerca de 10 mil pessoas nesta faixa etária vivendo na cidade.

“Tivemos a ideia de fazer dessa forma porque nas unidades básicas de saúde, onde terão postos de vacinação, as pessoas estão com receio dos idosos ficarem expostos à aglomeração”, disse o diretor de Imagem Institucional da UFJF, Márcio Guerra.

Os idosos devem estar acompanhado de uma pessoa. A orientação é usar roupas que facilitem a aplicação da vacina. Aqueles que tiverem máscara descartável devem usá-la.

Não é necessário levar o cartão de vacinação. Os idosos imunizados receberão um adesivo com as informações da vacina que poderá ser colado, posteriormente, no cartão.

Idosos que apresentam algum quadro de síndrome gripal ou estejam em quarentena indicada por médico não devem se vacinar no momento.

A vacina ofertada é a trivalente e protege contra os três subtipos do influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. A dose é contraindicada para pessoas com histórico de reação grave anterior ou alergia grave a ovo de galinha.

Essa vacina não imuniza contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Calendário de vacinação

23 a 28 de março: idosos com 80 anos ou mais

30 de março a 4 de abril: idosos de 70 a 79 anos

6 de abril a 11 de abril: idosos de 60 a 69 anos

Horário de funcionamento:

Os atendimentos ocorrem na segunda-feira, das 10h às 16h, de terça a sexta, das 8h às 16h e no sábado, das 9h às 14h.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!