Recuperar Senha
Fechar
Entrar

FIT-BH

'Assembleia Comum' convida público a refletir sobre moradia

Trupe Estrela nasceu na ocupação Espaço Comum Luiz Estrela

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Assembleia Comum é encenada no FITBH
Assembleia Comum é encenada no FITBH
PUBLICADO EM 14/09/18 - 20h34

Ocupar e resistir, por meio da arte, parece ser o mote principal da Trupe Estrela, que apresentou o espetáculo “Assembleia Comum” nesta sexta-feira, na segunda noite de atrações do Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte (FIT-BH).

Dois signos importantes se encontraram nesta noite: a trupe que é desdobramento do Espaço Comum Luiz Estrela, que há quase cinco anos tomou para si um casarão abandonado na rua Manaus, no bairro Santa Efigênia, e o viaduto de Santa Tereza, palco da efervescência artística e cultural de Belo Horizonte, que abriga o Duelo de MCs, ensaios de blocos de Carnaval e outras tantas forças, que lá encontraram o espaço para abrigar seus desejos. 

Estruturado como um espaço para discussões sociais e políticas, a peça se vale de alguns personagens que representam pontos de vista e comportamentos sociais, tais como: a revolução, a televisão, o amor, o ódio, o afeto, a morte, a fome e a miséria. Na plateia, muitos moradores em situação de rua presentes forçando/provocando a convivência com o público “Comum”. 

A potência da narrativa de “Assembleia Comum” está no encontro da ludicidade destes personagens com assuntos reais do cotidiano de hoje. O espetáculo convida o público a refletir, a pensar junto - sobre moradia, sobre a tragédia de Bento Rodrigues, sobre políticas e inclusão exclusão do país e sobre as opressões cotidianas - e a se posicionar. No final, as inscrições se abrem e a plateia assume o palco para se colocar. A “Assembleia” que dá nome ao trabalho não é por acaso. 

Seguindo sua vocação de romper lugares novos no imaginário da cidade, “Assembleia Comum” vai se apresentar em duas ocupações urbanas ao redor de Belo Horizonte: Vitória, próxima ao bairro São Gabriel, no neste sábado (15), às 16h, e Dandara, na divisa de BH com Santa Luzia, no domingo (16), também às 16h.

O que achou deste artigo?
Fechar

FIT-BH

'Assembleia Comum' convida público a refletir sobre moradia
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter