Recuperar Senha
Fechar
Entrar

'Fúria em Alto Mar'

Ação submarina tenta evitar guerra

Filme com Gerard Butler abusa de clichês para mostrar trama conspiratória

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Capturar.JPG
Ética. Joe Glass (Gerard Butler) comanda tripulação de submarino e aposta sua vida na lealdade dos homens que vivem no mar
PUBLICADO EM 25/10/18 - 02h00

Baseado no livro “Firing Point”, de George Wallace e Don Keith, o filme “Fúria em Alto Mar” (“Hunter Killer”) estreia nesta quinta-feira (25) nos cinemas. Com muitas cenas submarinas e ação também em terra firme, o longa-metragem dirigido por Donovan Marsh segue o comandante Joe Glass, papel de Gerard Butler, em uma difícil missão. Instintivo e durão, Glass acaba sendo envolvido numa trama de conspiração que pode desencadear a Terceira Guerra Mundial.

A bordo do submarino, Glass comanda seus homens com respeito e, ainda que bem superficialmente, o longa tenta mostrar ao espectador a vida solitária desses militares que passam grande parte da fase adulta submersos, no cumprimento de seu dever. Isso cria um elo de confiança e lealdade entre eles.

A história de “Fúria em Alto Mar” começa quando um submarino norte-americano desaparece dos radares da Marinha. O comandante Glass é designado para averiguar o que pode ter acontecido. Depois de avistar destroços da embarcação e atestar que a tripulação está morta, o comandante também encontra um submarino russo naufragado.

Quando está voltando à superfície, Glass percebe que há sobreviventes na embarcação russa. Sem pensar duas vezes, o militar, sob protestos de parte de sua tripulação, ordena o resgate. Entre os poucos sobreviventes do submarino russo está o capitão Sergei Andropov (Michael Nyqvist).

A partir dessa informação, os serviços de inteligência americana começam a tecer uma estratégia para saber o que está acontecendo na Rússia. Assim, enviam uma equipe de atiradores do Exército, chefiada pelo tenente Bill Beaman (Toby Stephens), para espionar a base naval russa. Lá, eles descobrem que o ministro da Defesa daquele país planeja um golpe de Estado. Ele sequestrou o presidente e está levando Rússia e Estados Unidos a iniciarem uma guerra.

No Pentágono, as instâncias do poder discordam sobre os rumos da ação. A analista da Agência de Segurança Nacional Jayne Norquist (Linda Cardellini) e o contra-almirante Jonh Fisk (o rapper Common) querem evitar a guerra. Já o almirante Charles Donnegan (Gary Oldman) prefere partir logo para o ataque.

Enquanto, em terra, os soldados americanos planejam um resgate ao presidente russo, sob as águas do Oceano Ártico, Glass e seus homens têm a tarefa de levá-los em segurança de volta para casa. O problema é que eles terão de confiar no comandante Andropov para navegar em território russo em segurança, passando por sensores explosivos e minas subaquáticas.

Apesar de ter foco no fundo do mar, com cenas que envolvem bombardeios e explosões, o filme também aposta na ação em terra para dar mais ritmo à trama. Mesmo assim, em alguns momentos, “Fúria em Alto Mar” perde um pouco de fôlego e repete, em diversas ocasiões, os clichês típicos de filmes do gênero para pegar o público: disparos intermináveis de metralhadoras, fugas espetaculares, soldados ingênuos feridos que são deixados para trás para serem resgatados mais tarde, entre outros.

A primeira hora do filme é mais focada no desenrolar da trama conspiratória e nas cenas que mostram como é a vida dentro de um submarino – quais são as funções dos tripulantes e as patentes de comando. Há passagens curiosas, como a cena em que o público praticamente mergulha junto com a tripulação de Glass em direção ao fundo do mar. Somente nos minutos finais, o filme consegue prender ininterruptamente a atenção do público, mas sem apresentar grandes novidades. Afinal, o espectador verá na tela exatamente o desfecho que se espera de qualquer filme do gênero.

Outras estreias da semana nas telonas

“Podres de Ricos”

Quando Nick convida sua namorada para ir ao casamento de um amigo em Singapura, ela vê que o namorado é um solteiro cobiçado no país.

“O Poder de Diane”

Diane decide ser barriga de aluguel de um casal amigo. No entanto, tudo se complica quando ela se apaixona.

“Meu Anjo”

Para ficar com um homem em uma festa, Marlene manda sua filha de 8 anos ir sozinha para casa. 

“Amigos Alienígenas”

Na animação, a vida de um menino de 12 anos muda quando uma nave alienígena cai no quintal da casa dele. 

“Halloween”

Quarenta anos após ter escapado de Michael Myers, Laurie confrontará o assassino pela última vez.

O que achou deste artigo?
Fechar

'Fúria em Alto Mar'

Ação submarina tenta evitar guerra
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter