Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Curta de Daniel Turini vence festival

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
PUBLICADO EM 14/11/06 - 00h01

JUIZ DE FORA " O Primeiro Plano " Festival de Cinema de Juiz de Fora terminou a quinta edição com a maior premiação de sua breve história. A cerimônia de encerramento, que aconteceu na noite do último sábado, distribuiu 25 troféus em diversas categorias.

Não foram apenas os tradicionais filme, direção, roteiro, ator e atriz. O júri oficial criou várias menções honrosas e algumas peculiaridades " como reconhecer o melhor primeiro plano de um filme exibido no festival. No caso, "O Amor de Palhaço", de Armando Praça, ficou com a honraria, pela expressiva abertura em que uma estrada é filmada até surgir um corpo estirado nela.

O Primeiro Plano é realizado anualmente na cidade da Zona da Mata mineira desde 2002. Exibe apenas trabalhos de cineastas de primeira viagem, entre curtas-metragens, vídeos e, desde o ano passado, longas. Foram 45 trabalhos em 2006. Dentre eles, o melhor curta, escolhido pelo júri, foi "Memórias Sentimentais de um Editor de Passos", realizado em São Paulo por Daniel Turini.

O filme, sobre um rapaz responsável por sincronizar som e imagem, ainda levou o troféu de concepção sonora e do júri popular. Os demais prêmios ficaram bem divididos e distribuídos.

Marco Vale levou direção, por "Memória sem Visão" " filme também agraciado pela fotografia (Katia Coelho) e montagem (Marco Vale). Igualmente com três troféus esteve "Transtorno", elogiado curta de Fernanda Teixeira sobre um escritor atormentado pelo barulho da avó e do gato.

O filme carioca ganhou melhor roteiro (da própria Fernanda), direção de arte (Malu Tostes e Tarso Galvão) e menção honrosa para a atriz Maria Pompeu.

O elenco premiado teve como melhor ator Fábio Lago, por "A Última do Amigo da Onça", de Terêncio Porto; e Maristela Guimarães, por "A Goiabeira", de Ed Lopez. As crianças Pedro Malta ("Arraiada") e Karina Carvalho ("Por Causa de Papai Noel") ganharam como melhores atores mirins.

O que achou deste artigo?
Fechar

Curta de Daniel Turini vence festival
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter