Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Dublagem

Internautas se mobilizam contra decisão dos canais

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Internautas se mobilizam contra decisão dos canais
PUBLICADO EM 05/03/12 - 01h00

Muitos assinantes de TV a cabo, acostumados com a programação legendada, reclamam da decisão de alguns canais que optaram por dublar a programação. O protesto encontrou eco na internet. Blogs que comentam séries internacionais resolveram fazer uma petição online, intitulada Dublado Sem Opção, Não!.

Capitaneada por Bruno Carvalho, editor do Ligado em Série, a petição, no ar desde fevereiro, já foi assinada por mais de 5.000 pessoas. "Nós não contestamos que não existe demanda. Ela
existe e a preferência da maioria do público por conteúdo dublado é notória. A principal questão é que nem todos os assinantes foram ouvidos e, quando estamos falando em uma relação de consumo, a imposição de dublagem em detrimento do áudio original e legendas torna-se um problema até mesmo jurídico, pois isso afronta o Direito do Consumidor", contesta ele.

Carvalho tentou fazer contato com os canais que optaram pela dublagem. "Todos ignoraram e-mails e contatos ou dizem que estão ‘estudando a possibilidade de oferecer as duas formas’. Na prática isso não acontece, embora já seja tecnicamente possível. Várias operadoras já afirmaram que possuem a tecnologia para transmitir conteúdo simultaneamente dublado e legendado, mas o fornecimento depende dos canais. O problema está no custo que essas emissoras não estão dispostos a arcar", diz.

O vice-presidente de programação do Fox, Paulo Franco, diz que os canais a cabo tem conhecimento da rejeição à dublagem. "Acreditamos que o ideal é que haja a opção de assistir aos programas dublados ou com legendas, como já é oferecido no canal Fox", diz o executivo. Mas, segundo levantamento feito pelo Ligado Em Série, apenas algumas atrações da Fox têm a opção de escolha. A maioria é dublada com SAP disponível, mas sem legenda.

O cinema também optou por estender a oferta de filmes dublados. Na última semana, em Belo Horizonte, a versão 3D do longa "A Invenção de Hugo Cabret", vencedor de cinco Oscars dirigido por Martin Scorsese, tinha 24 exibições dubladas por dia nas salas de BH, em horários diversos. A cópia legendada era exibida diariamente 14 vezes, e apenas no horário noturno.

"Acredito que o problema dos cinemas não tem solução tão ‘fácil’ como na TV, já que não é possível veicular filmes dublados e legendados simultaneamente", diz Bruno. Ele pretende encaminhar a petição à ABTA (Associação Brasileira de TV por Assinatura). Para assinar, o link é: www.change.org/petitions/movimento-dubladosemopçãonão (desse modo, com acento).

 

O que achou deste artigo?
Fechar

Dublagem

Internautas se mobilizam contra decisão dos canais
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter