Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Televisão

O amor por Verissimo 

GNT estreia hoje “Amor Verissimo”, série que adapta 13 crônicas do escritor em torno de conflitos e relações de amor

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
RECORTARRRRR
Time. Paulo Tiefenthaler, Pedro Monteiro, Marcelo Faria, Gabriela Duarte, Leticia Colin e Fernanda Paes Leme (da esquerda para a direita): os responsáveis por dar vida às crônicas de Verissimo
PUBLICADO EM 08/01/14 - 04h00

A timidez de Luis Fernando Verissimo é notória a todos que conhecem um pouco o escritor, casado há 50 anos com a “primeira mulher que namorou pra valer”, como o próprio costuma sentenciar. Ainda assim, o cronista gaúcho tem muita experiência quando o assunto é o amor. Os relacionamentos amorosos – e todas as questões que os acompanham no pacote: sedução, sexo, traição, obsessão, taras, desilusões, corações partidos... – são temas recorrentes no portfólio de histórias de Verissimo desde seus primeiros escritos como cronista.

Agora, algumas dessas histórias ganham vida com “Amor Verissimo”, série que o canal GNT estreia hoje, às 22h30, com exibição todas as quartas-feiras. Produção da Conspiração Filmes, a série adapta 13 crônicas ainda inéditas do autor, as quais abordam relações românticas de diferentes personagens, sempre com a sutileza, a leveza e, claro, o bom humor que há muito acompanham a produção de Verissimo.

“Sempre tive uma relação de admiração com a obra do Luis Fernando Verissimo. Quando fui me aproximando mais dos textos que selecionamos para a série, comecei a perceber um certo surrealismo light nesses escritos. Há toda essa pegada de situações não explicadas nessas histórias, com situações silenciosas, sutis”, adianta Arthur Fontes, diretor da série.

“Esse é um Verissimo que me interessa muito e que norteou as escolhas dos textos”, completa, exemplificando suas escolhas com uma cena em que um personagem apresenta a nova namorada aos amigos, que ficam boquiabertos com a beleza, simpatia e inteligência da mulher. “A sutileza, a delicadeza da cena está numa ‘brisa mágica’ que fica soprando no cabelo dessa mulher. É o tipo de situação inexplicável tão comum nos textos do Verissimo”, define Fontes, em entrevista por telefone da Cidade do México, onde “divide” sua rotina entre a família e o trabalho no Brasil.

Para trazer à tona as histórias amorosas do escritor gaúcho, “Amor Verissimo” conta com um elenco fixo formado por Fernanda Paes Leme, Gabriela Duarte, Leticia Colin, Marcelo Faria, Paulo Tiefenthaler e Pedro Monteiro. “Como os personagens não se repetem, a formação do elenco acabou se tornando um desafio de versatilidade. Cada um deles fazia quase um personagem por dia. Foi, de fato, um desafio bem diferente”, exalta Arthur Fontes. Trupe.

“Uma das preocupações nessa produção foi tornar as cenas bastante naturais, assim como são as situações que o Verissimo traz em suas crônicas. Isso foi um diferencial na direção do Arthur, que é muito delicado, e deixava todos muito à vontade, se sentindo em casa. A cada dia, o elenco foi ficando mais afiado”, ressalta o ator Pedro Monteiro, sobre a sintonia criada com a rotina de gravações da série. “Não é exagero dizer que a gente ‘brincava’ no dia a dia”, observa o ator.

O “naturalismo” que Pedro menciona também se traduz na forma de contar as histórias da série, que, a cada episódio, são entrecortadas com depoimentos de casais que narram casos verídicos, sempre de acordo com o assunto abordado no episódio.

“Isso se justifica até pelo modo como Luis Fernando Verissimo retrata seus textos. São coisas e questões tão simples, tão genuínas, que a gente acaba se identificando com todas essas situações. Por isso, acredito que a série vai chegar bem na casa das pessoas”, diz.

Para o diretor Arthur Fontes, a genuinidade da escrita “amorosa” de Luis Fernando Verissimo não faz qualquer caricatura, nem encontra abrigo num determinado grupo. “Acho que todo mundo tem um caso ou viveu uma situação em que se identifica com as histórias do Verissimo. Seus textos não são populares nem elitistas. Ele trafega num campo que fala para muita gente – e sobretudo para nós, brasileiros”, define o diretor.

 

 

LIVRO

“Amor Verissimo” também vai ganhar as prateleiras das livrarias. No próximo dia 15, a editora Objetiva, inspirada pela série do GNT, publica o livro homônimo, este com 50 textos de Luis Fernando Verissimo sobre o tema que conduz a produção da Conspiração

 

 

O que achou deste artigo?
Fechar

Televisão

O amor por Verissimo 
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter