Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Globo

O voo solo de Otaviano Costa

Apresentador estreia neste sábado (5) o game show 'Tá Brincando', que aposta na troca de experiências entre gerações

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Capturar.JPG
Expectativa. Aos 45 anos, Otaviano Costa comemora a oportunidade de comandar sozinho um programa de auditório na Globo e está confiante no sucesso da nova atração
PUBLICADO EM 04/01/19 - 03h00

Rio de Janeiro. “É uma grande realização. Estou como um garoto que conseguiu construir seu próprio brinquedo ao lado de muita gente talentosa e competente. É uma viagem gigantesca de emoções. Há muito tempo eu sonhava em ter isso novamente em minha vida”, celebra Otaviano Costa, 45. O motivo de tanta alegria tem nome – “Tá Brincando”, game show que ele comanda a partir deste sábado (5) na Globo e que vai ao ar após o “Sai de Baixo”. A atração é o primeiro voo solo dele na emissora (antes, ele passou pelo “Vídeo Show”, que deixou em 2018, depois de cinco anos).

Com direção geral de Adriano Ricco (que já trabalhou com Fausto Silva e Luciano Huck), o “Tá Brincando” terá nove episódios com duração de uma hora cada. O programa, segundo o apresentador, tem um formato “intergeracional”: no chamado “Desafio Master”, dois jovens de 20 a 35 anos serão desafiados por um “supertime”, formado por 17 pessoas com mais de 60 anos e que são destaques em suas áreas de atuação – entre eles estão o cantor Sidney Magal, 68; o jornalista Artur Xexéo, 67; a ex-jogadora de basquete Hortência, 59; e o ex-jogador Edinho, 63. As disputas ocorrem de acordo com a expertise de cada um, podendo variar entre provas físicas e testes de conhecimento.

O formato da competição entre um jovem desafiante e um especialista reconhecido em sua área surgiu com o programa britânico “Amazing Greys”, de 2014. Porém, a atração foi adaptada para o Brasil, com a inclusão de novos quadros à atração, inclusive com gravações externas. “O programa não é a invenção da roda, mas é a roda com muito capricho, é a roda com um acabamento muito único”, afirma Otaviano.

O apresentador ressalta que o novo programa foi uma encomenda do núcleo de entretenimento da Globo. Ele conta, com orgulho, que fez parte do processo de criação e de produção do novo programa. “Eu tive a licença poética de participar de todo o processo. Eu nunca tinha feito isso dentro da Globo, pois sempre estive na ponta dos programas, como o ‘Vídeo Show’, que já tem mais de 30 anos, e participações no ‘Criança Esperança’”, explica. “O programa traz em seu DNA principal um novo olhar sobre as pessoas mais velhas, que têm espírito jovem, com muita energia, alto-astral e lindas histórias de superação, para inspirar todas gerações”, acrescenta.

Mudança

Por causa do “Tá Brincando”, Otaviano Costa deixou a apresentação do “Vídeo Show” no ano passado. Apesar de ter o sonho de comandar sozinho uma atração na emissora carioca, ele garante que não tinha nenhum projeto em mente. “Nunca tive um formato na minha cabeça, mas sempre tive a intenção (de ter um programa). Acho que eu já estava em um processo, após cinco anos de ‘Vídeo Show’, de estar me provocando uma reflexão sobre o que eu queria. E acho que a casa (Globo) entendeu alguns sinais que eu vinha mandando, para fazer alguma coisa em que eu pudesse ampliar as minhas possibilidades artísticas”, pontua ele.

O apresentador abraçou o novo projeto de tal maneira que não se imagina, no curto prazo, fazendo outra coisa. “Acho que essa agora é a minha principal atividade na casa, mas que não vai me impedir de fazer, por exemplo, ‘A Escolinha do Professor Raimundo’ ou participações especiais em outros programas, coisas mais pontuais. Esse é o meu brinquedão novo, esse é o meu programa novo, e estou me dedicando a ele”, garante o apresentador.

Questionado se almeja algo maior na carreira, Otaviano é enfático: “Esse é o meu projeto maior, esse é o meu projeto futuro. Cada momento ele se revela maior que eu imaginava”.

 

Profissional do rádio e da TV

Com carreira como ator, jornalista, locutor e dublador, Otaviano Costa tem passagens pelas rádios Jovem Pan e Globo. Na TV, estreou em 1990 na MTV e trabalhou como animador de plateia e repórter do “Domingão do Faustão” (Globo) entre 1997 e 1999. No fim dos anos 90, substituiu Luciano Huck no programa “H”, da Band – que depois passou a se chamar “O+”–, quando Huck deixou a emissora após assinar contrato com a Globo.

“É realmente uma vida de muitas conquistas, muitas lutas, muitas derrotas, muitas vitórias, e é muito feliz chegar até aqui, é um filme que passa na minha cabeça. Para quem ama o que faz, isso aqui é o fundamental de uma conquista, de uma luta”, conta ele ao relembrar a carreira.

O apresentador fala com carinho do “Vídeo Show”, no qual ele afirma “nunca ter sido tão famoso”. “O ‘Vídeo Show’ sedimentou a minha figura como comunicador, com essa conversa diária com o público”, diz.

Entretanto, Otaviano afirma que não deve voltar para as novelas – ele atuou em tramas como “Morde & Assopra” (2011) e “Salve Jorge” (2012), ambas na Globo. “Desde a época do ‘Vídeo Show’, havia uma posição clara na minha carreira, de que eu não volto para a dramaturgia. Não para a dramaturgia de novela. Nunca vou deixar de ser ator, mas tive que fazer uma escolha na minha vida”, explica.

Saiba mais

Quadros

O “Tá Brincando” terá três quadros: “Os Impressionantes”, com personagens que praticam ações surpreendentes; “Valeu a Pena”, com pessoas que estão afastadas de atividades por conta da idade; e “Tá Todo Mundo Brincando”, um show de talentos com atrações de todas as idades.

Prêmio

As competições vão de provas físicas a testes de conhecimento sobre assuntos variados, como TV e música. A cada prova vencida, a dupla de desafiantes ganha R$ 5.000 e, ao final de cada episódio, pode faturar até R$ 15 mil. 

Inscrições

Estão abertas as inscrições para a segunda temporada do “Tá Brincando”. Os interessados em participar do programa devem preencher o formulário no site.

(*) O jornalista viajou a convite da Rede Globo

O que achou deste artigo?
Fechar

Globo

O voo solo de Otaviano Costa
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter