Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Livro

Torturador entre os mais vendidos 

Autobiografia de Brilhante Ustra, que chefiou DOI-Codi, vira best-seller no Brasil

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
ABRELUPA-G
PUBLICADO EM 04/06/16 - 03h00

A autobiografia do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra (1932-2015), “A Verdade Sufocada”, é a sexta obra mais vendida do país, de acordo com a lista organizada pelo jornal “Folha de S.Paulo”. O livro ainda ocupa o oitavo lugar da lista elaborada pelo site especializado Publish News. Ustra, também conhecido como Major Tibiriçá, foi chefe da unidade de tortura DOI-Codi e foi o primeiro militar a ser reconhecido pela Justiça como torturador durante a ditadura.

Publicado em 2006, o livro, que estava esgotado, foi reimpresso com uma tiragem de 20 mil exemplares, pagos pela família de Ustra, e entrou nos rankings após a venda de 1.068 exemplares nas lojas da Livraria Cultura.

Em entrevista ao jornal, a viúva do militar, Maria Joseíta Brilhante Ustra, disse que essa é a maior tiragem da obra que já fizeram. “No começo as livrarias nos boicotavam. (...) Agora as livrarias me procuram em grande quantidade. Eu não procuro nenhuma”, diz.

Reação. A direção do “Suplemento Pernambuco” repudiou a publicação da obra em seu Facebook: “É necessária a reflexão desse mesmo mercado editorial em relação a perigosas escolhas feitas em momentos que precisamos, sim, de mais transparência histórica e menos discursos de ódio”.

Ao publicar sua lista de mais vendidos do site Publish News, a editora Cassia Carrenho escreveu um texto em defesa da liberdade de expressão. “Aprendi, desde cedo, que a liberdade de expressão é fundamental numa sociedade”, defendeu.

Já o vereador Gilberto Natalini (PV-SP), presidente da Comissão Municipal da Verdade de São Paulo, disse acreditar que a notícia se deve ao clima político do país. “O debate político se ampliou e uma direita rançosa e fascista está se reorganizando no Brasil”, disse à “Folha de S.Paulo”.

O que achou deste artigo?
Fechar

Livro

Torturador entre os mais vendidos 
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter